Nacional

Pais ficam em alerta após Luccas Neto afetar a fala de crianças

Pequenos têm esquecido a pronúncia do país e passado a falar como brasileiros

Pais de crianças portuguesas têm expressado preocupação após seus filhos darem sinais de que estão esquecendo a pronúncia de Portugal e trocando-a pela do Brasil devido ao excesso de consumo de vídeos do youtuber Luccas Neto. Acontece que muitos pequenos se viciaram no conteúdo justamente em uma fase em que estão aprendendo o idioma, e alguns chegam a precisar de terapia da fala.

Após acompanhar os vídeos do youtuber durante o confinamento causado pela pandemia, Laura, de 3 anos, surpreendeu os pais ao passar a chamar “um polícia” de “policial” e a “relva” de “grama”.

– Ela chegou lá muito facilmente. Primeiro, foi ver o Panda e os Caricas, o Ruca e coisas do gênero. Mas há muito mais conteúdos brasileiros do que portugueses. Ora, quando acaba o vídeo do Panda, aparece logo outro desses, que é muito mais apelativo para os miúdos. A partir daí, é viciante para eles – declarou o pai, Jaime Pessoa, em entrevista ao Diário de Notícias.

Já a mãe de Iara, Ana Marques, sentiu-se alarmada quando a filha, de 4 anos, pediu que lhe comprasse uma “bala” no supermercado, palavra que, em Portugal, significa literalmente projétil de arma. Para Ana, isso significou um sinal de alerta para que ela não deixasse mais a filha sozinha com o tablet.

O caso de António, de 4 anos, até divertiu os pais inicialmente, mas tornou-se preocupante quando o pequeno demonstrou não conseguir mais utilizar o “r” e o “i” portugueses.

– Todo o discurso dele é como se fosse brasileiro. Chegamos ao ponto de nos perguntarem se algum de nós era brasileiro, eu ou o pai – declarou a mãe, Alexandra Patriarca.

Preocupada, a mãe de António decidiu encaminhar o filho para sessões de terapia da fala.

– Neste momento, estamos num processo de tratamento como se fosse um vício. Explicamos-lhe tudo, que ele não podia ver porque isto só o prejudica. E já notamos que está muito melhor. O que tentamos fazer agora é brincar mais com ele, bloqueamos alguns conteúdos, deixamos apenas a Netflix e tudo o que é em português de Portugal.

Para a professora Ana Sofia Alcobia, esse é um dos momentos mais desafiadores de seus 17 anos de profissão devido ao impacto que os conteúdos da internet podem causar nas crianças, fator que, segundo ela, foi agravado no período de pandemia.

Na avaliação da terapeuta Bruna Antunes, o problema reside no tempo de exposição aos conteúdos.

– Nestas idades muito tenras, eles são um diamante em bruto, e, por isso, é preciso termos em atenção que absorvem tudo com muita intensidade. É muito importante que os pais percebam o que é que eles veem, se é ou não supervisionado. Talvez seja importante começarmos precisamente por aí, por fazermos com as famílias um trabalho de capacitação – assinalou.

Luccas Neto, irmão de Felipe Neto, lotou de crianças o pavilhão Altice Arena, em Portugal, em uma apresentação no último fim de semana. O show marcou o início de sua turnê internacional.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo