Goiânia

Paineiras de Goiânia embelezam a cidade durante período de floração

Da Redação
[email protected]

Porte grande, copa arredondada, tronco largo, com uma base incrivelmente assentada, bem enraizadas no solo e com um espinho peculiar, assim são as paineiras de Goiânia. Na Capital, elas estão presentes em vários canteiros centrais, mais largos, e fornecem sombras para quem vive na cidade. De acordo com a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), atualmente a espécie não é mais plantada nas calçadas e canteiros centrais, por conta do grande porte, porém, as mais antigas são preservadas e encantam com sua propriedade paisagística e natural. A espécie arbórea é plantada em áreas maiores como os parques.
O interesse pela espécie ornamental é justificado no período de floração, quando o tom rosa toma conta dos numerosos galhos. “Em Goiânia, além da coloração rosa, possuímos ainda algumas da cor branca. É uma espécie nativa da América do Sul, sua florada ocorre naturalmente em florestas tropicais e subtropicais do Brasil e da Argentina”, conta o presidente da Amma, Nadim Neme.
Segundo o último levantamento do Plano Diretor de Arborização Urbana (PDAU) de 2007, por amostragem, Goiânia possuía em torno de 1.187 árvores de paineira barriguda em passeios públicos, canteiros centrais e praças. “Contudo é um número controverso. Já em um levantamento mais recente, apontamos ao menos nove lugares que possuem uma grande quantidade de paineiras”, explica a analista e engenheira agrônoma da Amma, Jarina Padial.
As paineiras estão presentes na Avenida Vera Cruz, Parque Sabiá, Avenida Pio XII, Avenida 3ª Radial, entre outros.
Além disso, estão em todas as regiões de Goiânia, como na Região Norte, no Jardim Guanabara; Região Oeste, no Setor Parque Industrial João Braz; e na Região Sul, no Setor Pedro Ludovico.
Além do colorido, as flores garantem alimento aos insetos, como borboletas e abelhas responsáveis pela polinização

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo