Oposição na Coreia do Sul apresenta pedido de destituição do presidente interino Han Duck-soo
O principal partido de oposição da Coreia do Sul, o Partido Democrático (PD), apresentou nesta quinta-feira (26) um pedido de destituição do presidente interino Han Duck-soo, acusando-o de recusar-se a nomear juízes para o Tribunal Constitucional. A moção foi anunciada por Park Sung-joon, deputado do PD, e deverá ser votada na sexta-feira.
A crise ocorre em meio a um impasse entre o PD e o partido governista, Partido do Poder Popular (PPP), sobre a escolha de novos juízes para preencher três vagas no Tribunal Constitucional, abertas desde outubro. O preenchimento dessas vagas pode influenciar diretamente no julgamento da destituição do ex-presidente Yoon Suk-yeol, um tema central da atual turbulência política.
Han Duck-soo, que também exerce a função de primeiro-ministro, defendeu que qualquer nomeação deveria ser precedida por consenso entre as partes, o que levou à acusação do PD de que ele não tem “vontade nem capacidade para respeitar a Constituição”. A oposição afirma ter votos suficientes para aprovar a destituição de Han, o que intensifica a pressão sobre o governo conservador do PPP, acusado de atrasar os processos deliberadamente.
O pedido de destituição representa mais um capítulo em uma série de disputas políticas que têm abalado a quarta maior economia da Ásia, colocando em xeque a estabilidade institucional do país.