Operação GCM Presente registra 7.834 ocorrências atendidas durante o período das festas de fim de ano no Centro de Goiânia
A ação da Guarda Civil Metropolitana de Goiânia (GCM), durante as festas de fim de ano, no Centro da Capital, garantiu a segurança de quem circulou pelo local, principalmente os que optaram em fazer suas compras no comércio, que inclui a região da 44. É o que mostra o balanço da Operação GCM Presente, que faz parte dos esforços da Prefeitura na busca pela revitalização e requalificação do Centro, o Programa Centraliza.
Do início da operação, no começo de dezembro de 2023, até o dia 4 de janeiro de 2024, foram registradas 7.834 ocorrências das mais diversas modalidades, com destaque para a abordagem de 156 pessoas, para consulta de possíveis mandados de prisão em aberto. O Sistema Integrado de Informações e Atendimentos da GCM de Goiânia (Siiagg) também registrou uma tentativa de homicídio, uma embriaguez ao volante, um desacato, dois foragidos recapturados, 18 veículos consultados, 45 apoios a órgãos públicos, três veículos recuperados, dez pessoas encaminhadas à Central de Flagrantes, 17 munições apreendidas, 17 operações de saturação na região central e 7.560 atendimentos ao público.
Para a execução da ação, que faz parte do Programa Centraliza, a GCM disponibilizou nove viaturas e 20 agentes da Ronda Ostensiva Municipal (Romu), do Grupo de Operações com Cães e da Coordenadoria de Fiscalização de Trânsito.
“As ações envolvendo a segurança pública são uma parte importante do nosso Programa Centraliza, ainda mais nesse período de festas, em que o comércio fica ainda mais aquecido. Nosso objetivo é dar tranquilidade aos comerciantes e aos clientes nesse período tão importante do ano”, afirmou o prefeito Rogério.
Comandante da GCM, Wellington Paranhos afirma que o balanço da operação é positivo pelo feedback da população que frequenta a região central, em relação ao resultado da ação da Guarda, dos que escolhem a região para compras no comércio, para quem trabalha no local e para os moradores. “No período da operação, essas pessoas se dirigiam aos agentes da GCM, e ainda se dirigem, porque continuamos policiando o Centro, de maneira mais afetiva antes mesmo de o prefeito Rogério lançar o Programa Centraliza. Então, é um feedback muito positivo da população e agradecendo a presença de agentes da Guarda, porque a ação dá mais qualidade de vida e mais liberdade de circular pelo local, tanto no período diurno quanto no período noturno”.