Obras do Fundeinfra superam arrecadação e movimentam mais de R$ 863 milhões
Investimentos de 2025 aceleram entregas, ampliam conexões logísticas e reforçam confiança do setor produtivo
O avanço da infraestrutura goiana ganhou um marco importante neste fim de ano: o volume de obras executadas com recursos do Fundeinfra ultrapassou o total arrecadado pelo fundo pela primeira vez. Somadas, as intervenções conduzidas pela Goinfra e as obras realizadas pelo setor produtivo por meio do modelo de compensação Tare já superam R$ 863 milhões, acima dos R$ 850 milhões recolhidos até o início de dezembro.
O resultado, segundo o presidente da Goinfra, Pedro Sales, reflete a velocidade imposta pelo Governo de Goiás na modernização da malha logística estadual. Ele explica que a agência tem acelerado contratações, execuções e entregas para melhorar o escoamento de produção, encurtar deslocamentos e ampliar o acesso da população a serviços essenciais. “O ritmo das obras fortalece a confiança do setor e da sociedade, que veem o dinheiro do Fundeinfra virar infraestrutura real para o desenvolvimento do estado”, afirma.
Cinco obras estruturantes, já em fase final e previstas para entrega até janeiro, receberam aportes significativos do fundo. São elas: a restauração da GO-184 entre Itumirim e o trevo de Cassilândia, em Aporé; a pavimentação da GO-154 entre Cruzeiro do Norte e Novo Planalto; a ligação pavimentada da GO-219 entre Egerineu Teixeira e São Miguel do Passa Quatro; a pavimentação da GO-050, de Chapadão do Céu à BR-364; e os trabalhos na GO-210, que liga Vila Propício à BR-414. Apenas essas cinco frentes somam mais de R$ 625 milhões em investimentos oriundos do setor produtivo nos últimos dois anos.
O mês de dezembro também registra 28 obras ativas financiadas pelo Fundeinfra, incluindo trechos executados diretamente pela Goinfra, intervenções em parceria com o Ifag e contratos no modelo Tare. Mesmo com a liminar do Supremo Tribunal Federal suspendendo novas contratações via parcerias, a agência manteve o ritmo e publicou, entre outubro e o início de dezembro, oito novos editais de licitação que totalizam mais de R$ 630 milhões para ampliar o número de frentes de trabalho a partir de 2025. Cinco dessas rodovias receberão recursos do fundo para obras de pavimentação e duplicação em rotas estratégicas para o agro e para a indústria.
“A determinação é manter máquinas e projetos ativos, independentemente do formato de contratação. Se um modelo não avança, utilizamos outro para garantir que as obras sigam acontecendo”, reforça Pedro Sales.



