Aparecida de GoiâniaEntrevistaMais lidas

“O prefeito quer que sejam prestados serviços de qualidade na região”, aponta Júlio Lemos sobre Mutirão de Aparecida

Com expectativa de atender mais de 60 mil pessoas, primeira edição liderada por Vilmar Mariano beneficia bairros da Região Leste até sábado,25

Coordenador do Mutirão de Aparecida, o antigo Prefeitura em Ação, Júlio Lemos, recebeu a reportagem do Goiás em Destaque e sublinhou as novidades do projeto que começou na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) e, agora, segue na administração de Vilmar.

 Coordenador do Mutirão de Aparecida, o antigo Prefeitura em Ação, Júlio Lemos, recebeu a reportagem do Goiás em Destaque e sublinhou as novidades do projeto que começou na gestão do ex-prefeito Gustavo Mendanha (Patriota) e, agora, segue na administração de Vilmar.     

Com nova marca e “repaginada” a iniciativa vai percorrer todas as regiões da cidade até o final do ano. Confira abaixo a entrevista completa! 

Quais são as novidades nesta retomada do mutirão?

Essa será a primeira edição deste novo mutirão da Prefeitura de Aparecida. Continuamos com o mesmo esqueleto da gestão passada, mas estamos com uma nova cara. O prefeito levou o gabinete para a região e vai passar a semana inteira visitando moradores, comerciantes e lideranças religiosas. A participação mais ativa do prefeito nos eventos é uma das novidades. Outra novidade é o nome. Agora, é Mutirão de Aparecida, com outra identidade visual. Também estamos retomando, por exemplo, a emissão de carteira de identidade e outros serviços. Na sexta-feira, os atendimentos serão realizados até 17h. Antes, eram encerrados 13h.

Quantas pessoas serão beneficiadas nesta edição?

Vamos atingir indiretamente mais de 60 mil pessoas, com o trabalho de aproximadamente mil servidores. Quando você troca a lâmpada em uma rua todos moradores daquela rua são beneficiados. Quando você tapa buraco ou faz o recapeamento todos também são atingidos. Em relação aos atendimentos presenciais, que serão disponibilizados na sexta e no sábado, na Escola Municipal Jardim Olímpico, acreditamos que entre 12 e 15 mil pessoas serão beneficiadas.

Neste ano, quantas edições serão realizadas?

Estamos planejando fazer onze edições em várias regiões, sendo uma por mês. Provavelmente não vamos conseguir realizar as onze, mas devemos encerrar o ano com nove ou dez.

Quais as principais reivindicações dos moradores em relação aos serviços do Mutirão de Aparecida?

A roçagem porque estamos no final do período chuvoso e é natural que o mato cresça muito rápido. Estamos roçando, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, áreas públicas e terrenos particulares. A roçagem leva sensação de limpeza e segurança aos moradores. Com o mato baixo, as pessoas têm mais confiança em transitar pelos bairros seja durante o dia ou a noite. Outro serviço importante é a reposição de lâmpadas. A iluminação também ajuda na segurança, ajudando evitar possíveis furtos e roubos. O tapa-buraco já ajuda evitar acidentes de trânsito.

O mutirão consegue resolver o problema da região escolhida?

Uma semana, às vezes, é pouco devido ao tamanho dos bairros. Por isso, continuamos com as equipes até que o serviço seja finalizado. Quando percebemos que serviços essenciais não foram totalmente realizados, nossas equipes seguem o trabalho. Nesta primeira edição, por exemplo, já estão trabalhando há alguns dias. O prefeito quer que sejam prestados serviços de qualidade na região.

Como foi a adesão dos moradores durante o lançamento na segunda-feira?

Senti maior participação. Eles [moradores] procuram o prefeito e procuram as lideranças do mutirão com sugestões e reclamações. A gestão recebe as críticas e busca soluções. Isso é importante porque a administração precisa ter uma ideia de solução, um caminho para resolver os problemas.

Quais outras melhorias para região?

Vamos fazer a ampliação da W-7, no Santa Luzia, vamos fazer a reforma de um imóvel que será uma Unidade Básica de Saúde e também reformar a Escola Municipal Parque Flamboyant. Está prevista ainda, na X-28, a construção de um CMEI.

Qual o peso político-administrativo para gestão do prefeito Vilmar?

Aparecida é uma cidade muito grande, a distância entre um ponto e outro é enorme. O mutirão oferece muitos serviços no bairro ou perto de onde a pessoa que está buscando mora. Isso facilita o deslocamento. Imagine uma pessoa idosa que precisa de um exame oftalmológico: ela precisa tomar ônibus ou do favor de um parente ou amigo para levar de carro. Com o mutirão, ela tem a oportunidade de resolver muita coisa ali na região em que mora. Isso, sem dúvida, aproxima a população da gestão.

Quais são os parceiros do Mutirão de Aparecida?

Todas as secretarias da administração municipal, a Secretaria de Segurança Pública, Unip, a Unifan e outras instituições que estarão no projeto nas próximas edições.

 

Leia a edição impresso digital

 

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo