O cartão e a Renda Cidadã
Quando o presidente Jair Bolsonaro lançou a ideia do novo programa social, fiz uma viagem a um passado não muito distante. Renda Cidadã representou, sempre, mais dignidade para quem precisa. Fui testemunha da etapa de lançamento de um programa, que teve o mesmo nome em Goiás, e que foi implantado sob a batuta de meu pai, Honor Cruvinel, aqui no Estado. É uma viagem bonita, de quem tem compromisso em sempre fazer o bem.
A distribuição de cestas básicas, implantada pelo então governador Maguito Vilela, representou um avanço para a população carente em Goiás, que passou a contar com nove itens básicos para alimentação e acesso ao gás de cozinha. O cartão do Renda Cidadã avançou ainda mais, dando dignidade, ao entregar ao cidadão os recursos para comprar esses itens. Além de continuar suprindo às necessidades das famílias, teve impacto significativo na economia das cidades menores, já que o dinheiro do programa passava a circular nesses municípios.
A iniciativa de Goiás, implantada e coordenada por Honor Cruvinel, serviu de exemplo não só para outros Estados, como para o governo federal, na criação do Bolsa Família. Tudo como deve ser. Boas ideias sendo levadas a outros lugares, no caso para atender melhor às necessidades da população.
O cartão e o Renda Cidadã vieram para consolidar os programas de distribuição de renda por parte dos governos em todos os níveis. A pandemia revelou a necessidade de maior atenção com as pessoas, que perderam renda, especialmente quem se dedica à prestação de serviços, quase sempre ainda sem carteira assinada.
Tenho a lembrança clara da satisfação, da alegria do meu pai, ao conseguir atender mais de 100 mil famílias com o nosso Renda Cidadã em Goiás. Tudo dentro de uma série de ações, que envolviam ainda a habitação e qualificação profissional, entre outras, que chegaram, em pouco tempo, a mais de 300 mil pessoas.
Claro que os tempos são outros, com mais tecnologia e mais conhecimento. Mas ainda há espaço para atenção das pessoas públicas, através de programas que mexem com a vida das pessoas e da sociedade. Como foi o nosso Renda Cidadã. Como será o Renda Cidadã, que está sendo pensado pelo presidente Bolsonaro. O país precisa sempre de boas iniciativas, como essas, onde todos ganham. De uma forma ou de outra.