Notícia

Nova Tarifa Social zera consumo de energia para famílias de baixa renda

Da Redação
[email protected]

A Nova Tarifa Social, benefício que passou a valer no último sábado, dia 5, está garantindo 100% de desconto na conta de energia elétrica de famílias de baixa renda atendidas pela Equatorial Goiás. A medida tem como foco aliviar os custos de quem vive em situação de vulnerabilidade social, assegurando gratuidade no consumo de até 80 kWh por mês.
O programa faz parte de uma iniciativa nacional do Ministério de Minas e Energia (MME), que prevê beneficiar até 60 milhões de brasileiros, dos quais mais de 19 milhões são clientes da Equatorial Energia. Para quem ultrapassar o limite de consumo, a cobrança será proporcional apenas ao excedente, ou seja, acima dos 80 kWh.
Para ter direito ao benefício, é necessário estar inscrito no Cadastro Único (CadÚnico) com renda de até meio salário-mínimo por pessoa (R$ 759,00). Idosos e pessoas com deficiência que recebam o Benefício de Prestação Continuada (BPC) também estão incluídos. A Tarifa Social contempla ainda famílias indígenas e quilombolas, além daquelas com renda de até três salários mínimos que tenham um membro com deficiência ou doença que exija uso contínuo de equipamentos elétricos.
A aplicação da tarifa é feita automaticamente, desde que o cadastro esteja em dia. Não é necessário solicitar o benefício. No entanto, manter o CadÚnico atualizado a cada dois anos e realizar a revisão periódica do BPC continua sendo uma exigência.Em casos onde o beneficiário não é o titular da conta de energia, é possível regularizar a situação por meio da Central de Atendimento da Equatorial (0800 062 0196), agências presenciais, postos de atendimento ou diretamente no CRAS do município. A Equatorial Goiás destaca que outras cobranças, como taxa de iluminação pública e parcelamentos antigos, continuam sendo aplicadas normalmente.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo