Nova ferrovia entre Brasil e China passará por Goiás e promete transformar o comércio exterior

Da Redação
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Em uma parceria inédita, os governos do Brasil e da China assinaram, na última segunda-feira, 7 de julho, um acordo para a construção da Ferrovia Transoceânica, corredor ferroviário que conectará os litorais do Brasil e do Peru. A megaestrutura, que passará por Goiás, terá 4.400 km de extensão e poderá transformar a logística de exportações brasileiras rumo à Ásia.
A assinatura ocorreu no Ministério dos Transportes, em Brasília. Pelo Brasil, a estatal Infra S.A. será responsável pela condução do projeto, enquanto a China atuará por meio do China Railway Economic and Planning Research Institute. O investimento estimado é de US$ 50 bilhões.
A ferrovia terá conexão com portos no Maranhão e no Espírito Santo, utilizando trechos já existentes e outros em construção. A proposta é integrar a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (FICO) com a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (FIOL), cujo leilão está previsto para 2026.
Além de encurtar o caminho físico entre Brasil e China, a nova rota pode reduzir o tempo de transporte em até 10 dias, o que representa um ganho logístico e comercial estratégico.
“Este não é apenas um gesto formal, é o primeiro passo de uma jornada técnica, institucional e diplomática”, declarou Leonardo Ribeiro, secretário nacional de Ferrovias.
A passagem da ferrovia por Goiás fortalece ainda mais o papel do estado no cenário logístico nacional e internacional.