“Nem um milímetro”: Moraes reafirma postura firme em processos contra Bolsonaro
Ministro do STF disse ao jornal The Washington Post que seguirá firme na condução dos julgamentos sobre atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) e relator das ações sobre uma trama golpista que teria tentado manter o ex-presidente Jair Bolsonaro no poder, afirmou que não há a menor possibilidade de recuar “nem mesmo um milímetro” na tramitação dos casos.
A declaração foi feita em uma rara entrevista aos correspondentes internacionais Marina Dias e Terrence McCoy, autores de um perfil publicado nesta segunda-feira (18) pelo jornal norte-americano The Washington Post. “Vamos fazer o que é certo: vamos receber a denúncia, analisar as evidências, e quem tiver de ser condenado vai ser condenado, e quem tiver de ser absolvido vai ser absolvido”, disse Moraes, segundo o texto publicado em inglês.
O jornal descreve o ministro como alguém acostumado a grandes embates com poderosos, guiado pela máxima pessoal “nunca desista, sempre avance”. Em outro trecho da entrevista, Moraes afirmou “com tranquilidade” que “não há chance de recuarmos do que devemos fazer”, referindo-se aos demais ministros do Supremo. Segundo ele, o Brasil foi infectado por uma doença “autoritária” e é seu trabalho “aplicar a vacina”.