
Sempre que tem oportunidade, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), faz questão de destacar a queda dos índices de criminalidade registrados entre 2018 e 2023.
Com entusiasmo, ele enumera ações que ajudaram a reduzir o quantitativo de diferentes crimes.
Caiado periodicamente lembra que reestruturou as forças de segurança com aquisição de equipamentos de última geração, fortalecimento dos serviços de inteligência, viaturas novas e contração de novos agentes através de concurso público.
- Leia também: Governador Ronaldo Caiado defende endurecimento na segurança pública em entrevista à GloboNews
De perfil conservador, Caiado sempre foi um ferrenho defensor das forças de segurança, da propriedade privada e da democracia. O estilo sincerão e a postura firme ao falar dos avanços na segurança pública tem chamado a atenção de eleitores de direita em todo País. Parte do eleitorado do ex-presidente Bolsonaro (PL) acredita que o governador goiano representaria bem a direita na disputa presidencial de 2026. O experiente político goiano reiterou várias vezes que trabalha para viabilizar a pré-candidatura pelo União Brasil.
Quando destaca as ações de sucesso na segurança, o govenador cita estados brasileiros que sofrem com a atuação de facções criminosas. Ele enaltece que Goiás vive situação contrária.

“Não existe governabilidade, não existe Estado Democrático de Direito sem segurança pública”, exaltou na última quinta-feira, 15, quando participou da solenidade de abertura das atividades legislativas da Alego.

Caiado utiliza exemplos simples para assegurar que os avanços na segurança melhoraram a qualidade de vida do povo goiano.
Goiás era um estado em que o cidadão não tinha tranquilidade para morar em sua casa ou em sua propriedade rural. Goiás era um estado em que o cidadão não andava com carro a diesel. Hoje, modéstia parte Goiás é referência nacional sendo o único estado onde o bandido não manda em nenhum palmo de terra porque nossas forças de segurança transitam em todos os 246 municípios goianos”.
Caiado arranca aplausos sempre que repete “aqui não tem território de bandido, aqui não tem território de facção. Aqui, tem território do povo goiano”.
- Leia também: Melhora nos índices de segurança e aprovação da gestão potencializam Caiado no cenário nacional
Aos deputados estaduais, secretários de estado e outras autoridades presentes na solenidade de abertura dos trabalhos legislativos de 2024, o governador reconheceu que a segurança e demais áreas da administração avançaram graças ao apoio institucionais da Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Tribunal de Justiça e outras instituições.
Para representar a importância do amparo institucional, o governador utilizou uma frase do poeta e estadista francês, que também foi senador, Victor Hugo. “Nada é tão poderoso quanto uma ideia cujo tempo chegou”.

Uma das ações adotadas pelo governo que, segundo Caiado, contribuiu para redução dos índices criminais e enfraquecimento das facções foi a restruturação do sistema penitenciário. À Rádio Gaúcha, de Porto Alegre, o governador ilustrou que ordens para execução de grandes crimes partiam de dentro da cadeia. O governo separou as lideranças criminosas e acabou com as visitas intimas.
“Era o quartel general da bandidagem”, definiu o governador. “Deixou de ter aquele cidadão que era usado como ‘pombo-correio’ para fazer a visita e levar ordens para novos crimes”, explicou ele. “Com o controle das penitenciárias, tivemos queda da criminalidade”, disse à emissora de rádio.
- Leia também: Em três anos, Governo de Goiás reduz em 94% o número de foragidos no sistema penitenciário
Segundo o governo, nos últimos anos foram investidos mais R$ 268 milhões no sistema penitenciário, com recursos do Tesouro Estadual, Governo Federal e outros parceiros. Também houve aumento da oferta de oportunidades de trabalho e ressocialização para os presos.

Queda histórica
Balanço da Segurança Pública, divulgado no início do ano, mostra queda histórica de crimes violentos e não violentos em Goiás.
O número de homicídios dolosos em 2023, por exemplo, caiu pela metade em relação a 2018.
- Outras reduções expressivas foram o roubo de veículos (-89,8%);
- Furto e roubo a transeunte (-85,8% e -83%);
- Latrocínio (-86,7%);
- Roubo em comércio (-81,8%)
- Roubo de carga (-90,6%).
