Notícia

Morre americano que acordou de coma de 19 anos após acidente de carro

A causa da morte não foi divulgada

Morreu na última segunda-feira, aos 67 anos, o americano Terry Wayne Wallis, que ficou conhecido mundialmente após acordar de um coma que durou mais de 19 anos. A causa da morte não foi divulgada. Em 2003, quando o estado de saúde inconsciente dele já durava dezenove anos, ele falou a palavra “mãe”, surpreendendo médicos e familiares.

Em julho de 1984, apenas seis semanas após o nascimento da sua filha, Amber, ele e um amigo sofreram um grave acidente de carro, com o veículo que ele diriga caindo em um riacho. O veículo só seria encontrado no dia seguinte, com Wallis sem os movimentos do corpo e seu amigo já sem vida. Wallis, então, ficou em coma, que durou até 12 de junho de 2003, quando ele surpreendeu a todos e pronunciou a palavra “mãe”. A resposta surpreendeu os médicos, que acreditavam que ele ficaria inconsciente para sempre.

— Ele começou com “mãe” e a surpreendeu, e depois disse “Pepsi”, em seguida “leite”. E agora é qualquer coisa que ele queira dizer — disse Alesha Badgley, diretora social da clínica de reabilitação, à Associated Press na ocasião.

A partir de então, ele ficou mundialmente conhecido como “o homem que dormiu por 19 anos”. Mesmo enquanto Wallis estava inconsciente, a família dele fazia visitas regulares, inclusive o levando para casa durante os fins de semana, o que os médicos acreditam ter contribuído para seu despertar depois de tanto tempo. Ele chegou a recuperar a capacidade de mover algumas partes do corpo, embora permanecesse com muitas restrições motoras, em decorrência dos ferimentos do acidente.

Após a notícia de sua morte, Wallis foi lembrado por seu senso de humor e por ser um “grande brincalhão”. Ele gostava de ouvir música ao vivo tocada por seu irmão, Perry Wallis, “comer qualquer coisa a qualquer hora” e beber Pepsi, segundo seu obituário.

Wallis deixa sua única filha, netos, seu pai e seus três irmãos, que moram em Big Flat, no estado americano do Arkansas. A mãe dele, Angilee Wallis, morreu em 2018.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo