Mentor de sequestro-relâmpago em Goiânia é preso após fugir para os EUA

Da Redação
[email protected]
A Polícia Civil de Goiás, por meio do Grupo Antissequestro (GAS) da Delegacia Estadual de Investigações Criminais (Deic), prendeu, com apoio da Polícia Federal, o suspeito Josemar Alencar Linhares de Oliveira, apontado como mentor intelectual de um sequestro-relâmpago ocorrido em Goiânia. A operação foi deflagrada na manhã da última quinta-feira, dia 3.
Josemar teria atraído a vítima, um empresário paulista, para a capital goiana com o falso pretexto de uma reunião de negócios. Usando a identidade de assessor parlamentar da Assembleia Legislativa de Goiás, convenceu o empresário a se hospedar em um hotel no Setor Marista. No último dia 27, o homem foi levado por um comparsa até o suposto local da reunião, mas acabou rendido por dois criminosos armados e mantido em cárcere privado sob agressões e ameaças.
Os sequestradores exigiram transferência de grandes quantias, mas conseguiram realizar apenas operações via PIX, somando R$ 6.813,28. Após os envios, a vítima foi abandonada às margens da rodovia GO-147 e resgatada por um caminhoneiro.
Durante as diligências, os comparsas de Josemar foram localizados na zona rural de Davinópolis (GO) e morreram em confronto armado com a Polícia Militar. A investigação revelou que Josemar havia fugido do país em 1º de julho, com destino a Miami, nos Estados Unidos.
Com articulação internacional e apoio da Polícia Federal, o suspeito foi interceptado e reconduzido ao Brasil. Ele foi preso no Aeroporto Internacional de Brasília e colocado à disposição da Justiça. A Assembleia Legislativa de Goiás confirmou sua exoneração imediata.
As investigações continuam para localizar um terceiro envolvido no crime. A divulgação da identidade do preso foi feita conforme a legislação vigente e com base em despacho fundamentado da autoridade policial, visando a identificação de novas possíveis vítimas.