Goiânia

Martim Cererê sedia lançamento de livro sobre história do teatro em Goiás

O Centro Cultural Martim Cererê sedia nesta quinta-feira (7/7), a partir das 19h, o lançamento do livro “Histórias do teatro em Goiás: comunidade protagonista” da autora Walquiria Batista. O evento será no Bar Karuhá, com entrada franca.

A obra debate teatro goiano, difundindo temas e problemas ainda pouco visitados em nossa historiografia, além de também contribuir com futuras pesquisas acerca do teatro brasileiro e do goiano, em particular. A leitura traz tópicos como a história no teatro, a periferia enquanto espaço relevante de produção cultural, a encenação da Paixão de Cristo como agregadora, dentre outros.

O livro é resultado de uma pesquisa realizada entre os anos de 2015 e 2021 em cidades da região do Entorno de Goiânia, e estuda os grupos teatrais: Ponto de Cultura Cidade Livre, Grupo Desencanto de Teatro, Porão Cênico, Cia Delarte e Grupo Imagem. O foco está nos vários modos como o teatro agrega a comunidade local em seus eventos, textos, encenações e relações com a escola.

Sobre a autora
Walquiria Pereira Batista iniciou suas atividades como atriz em Goiânia em 1992, após concluir o curso Mergulho Teatral com o encenador Pedro Zorzetti. Atuou em vários grupos goianos de teatro como Q.za, Teatro Exercício e Anthropos Cia de Arte e ganhou o prêmio de Atriz Revelação no III Festival Regional de Teatro de Anápolis (1994).

Possui graduação em Artes Cênicas (Bacharelado, 2004; Licenciatura, 2005) e mestrado em Filosofia (2014) pela Universidade Federal de Goiás, com dissertação defendida sobre Nietzsche e a tragédia. Foi professora na agência Circuito Promoções e Eventos (1998-2003) e no Centro de Educação Profissional em Artes Basileu França (2004-2011). É docente na UFG desde 2009, lotada na Escola de Música e Artes Cênicas, onde atua na área de Artes da Cena.

É membro da Associação Nacional de História (ANPUH) Seção Goiás. Coordenou vários projetos de pesquisa e extensão como “O teatro no entorno de Goiânia: uma introdução histórica” (2015-2017) e “Teatro em comunidades” (2020-2022). Também tem trabalhos publicados em vários livros como “Pensar o ver: perspectivas estéticas e possibilidades formadoras” (Mercado de Letras) e Contemplação (FAJOPA) e Inquietude (UFG).

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo