Goiânia

Mabel empossa Adonídio Neto na Sedicas com foco no fortalecimento do ambiente de negócios em Goiânia

O prefeito Sandro Mabel empossou, nesta segunda-feira (12), Adonídio Neto como novo titular da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Indústria, Comércio, Agricultura e Serviços (Sedicas). A solenidade foi realizada no Paço Municipal e marcou a entrada do auditor fiscal na condução da política de desenvolvimento econômico da capital.

Durante o ato, Mabel ressaltou que a indicação de Adonídio partiu do Fórum das Entidades Empresariais de Goiás (FEE) e destacou que a principal missão do novo secretário será fortalecer o ambiente de negócios de Goiânia, ampliando a atração de investimentos e estimulando setores estratégicos da economia local.

Segundo o prefeito, a capital reúne condições favoráveis para expandir a industrialização e consolidar polos produtivos já existentes. Ele citou segmentos como o moveleiro e o de confecção, além da necessidade de incentivar o financiamento para modernização de máquinas e a capacitação da mão de obra. Para Mabel, a experiência técnica de Adonídio, com passagem pelo Governo de Goiás, será fundamental para impulsionar esse processo. O prefeito reforçou ainda que Goiânia se mantém como uma cidade atrativa tanto para viver quanto para investir.

Adonídio Neto assume a Sedicas em um contexto de crescimento econômico do município. Em 2025, Goiânia liderou o ranking estadual de abertura de empresas, com quase 60 mil novos registros. Do total de 1,27 milhão de empresas ativas em Goiás, cerca de 30,8% estão concentradas na capital. O primeiro ano da atual gestão também registrou acréscimo de 10 mil microempreendedores individuais e saldo positivo de mais de 20 mil empregos formais entre janeiro e novembro.

Ao tomar posse, o novo secretário afirmou que assume o cargo com o desafio de potencializar as vantagens competitivas do município, diversificar a matriz econômica e atrair novos investimentos. Ele destacou ainda a importância da qualificação profissional para ampliar a inserção de Goiânia nos mercados nacional e internacional, lembrando que a capital possui a 15ª maior economia do Brasil e a segunda maior do Centro-Oeste, além de se consolidar como hub regional em saúde, educação e polo de moda atacadista.

Representando o FEE, o presidente do Sistema OCB/GO, Luís Alberto Pereira, destacou o perfil técnico e o relacionamento institucional de Adonídio Neto, afirmando que o novo secretário reúne credenciais para elevar o protagonismo da Sedicas e fortalecer o diálogo com o setor produtivo.

Servidor de carreira da Receita Estadual, Adonídio Neto tem 46 anos e já exerceu funções estratégicas no Governo de Goiás, como delegado regional de Fiscalização de Goiânia, superintendente executivo da Receita Estadual, subsecretário de Atração de Investimentos, subsecretário de Políticas Públicas de Obras e Saneamento e secretário de Indústria, Comércio e Serviços.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo