Lucro do FGTS será distribuído até 31 de agosto: quem tem direito?
A Caixa Econômica Federal anunciou que o maior fundo da história do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) será distribuído aos trabalhadores até o dia 31 de agosto. Terão direito a esta distribuição todos os trabalhadores que tinham uma conta vinculada com saldo em 31 de dezembro de 2023, explica Ernane Nardelli, advogado especialista em Direito do Trabalho.
Segundo Ernane, este saldo pode ser verificado no aplicativo FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal. “Importante entender que o direito à distribuição é diferente do direito ao saque do valor depositado”, alerta o advogado.
Quem tem direito ao saque:
O saque do lucro do FGTS é permitido para os trabalhadores que se enquadram em determinadas situações específicas, conforme destacado por Ernane Nardelli:
• Demissão sem justa causa
• Aposentadoria
• Saque-aniversário
• Aquisição de moradia própria
• Calamidades
Como consultar o valor creditado:
Para realizar a consulta ao valor creditado, os trabalhadores podem utilizar o aplicativo FGTS ou acessar o site da Caixa. “Essas plataformas são práticas e seguras, permitindo que os trabalhadores acompanhem seus saldos e realizem transações de maneira conveniente”, orienta Nardelli.
Foto: Agência Brasil