GoiâniaPolítica

Lissauer representa o Legislativo na transferência do Governo para Rio Verde e abertura da Tecnoshow

POR INICIATIVA DO PRESIDENTE DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA, DEPUTADO LISSAUER VIEIRA, A CIDADE DE RIO VERDE, LOCALIZADA NO SUDOESTE GOIANO, SE TRANSFORMOU PELA PRIMEIRA VEZ NESTA SEGUNDA-FEIRA, 8, NA CAPITAL DO ESTADO. LISSAUER É O AUTOR DA LEI Nº 20.425/19, APROVADA PELA MAIORIA DO DEPUTADOS E SANCIONADA PELO GOVERNADOR RONALDO CAIADO, QUE DISPÕE SOBRE O FUNCIONAMENTO DA SEDE SIMBÓLICA DE GOIÁS EM RIO VERDE, ANUALMENTE, DURANTE A REALIZAÇÃO DA TECNOSHOW. A CERIMÔNIA DE TRANSFERÊNCIA ACONTECEU NESTA MANHÃ, OPORTUNIDADE NA QUAL TAMBÉM OCORREU A ABERTURA OFICIAL DA 18ª TECNOSHOW COMIGO. A FEIRA DE NEGÓCIOS CONTINUARÁ ATÉ SEXTA-FEIRA, 12. “A TRANSFERÊNCIA É O RECONHECIMENTO DA IMPORTÂNCIA DO AGRONEGÓCIO E DE CADA PRODUTOR RURAL QUE TRABALHA DE SOL A SOL DIARIAMENTE, E TEM EM SEU DNA A PRODUÇÃO E A CAPACIDADE DE PODER SUSTENTAR O MUNDO COM OS ALIMENTOS QUE SÃO PRODUZIDOS NESTE PAÍS”, SALIENTOU. QUINZE OUTROS DEPUTADOS PARTICIPARAM DO EVENTO.

A cidade de Rio Verde, localizada no Sudoeste goiano, foi agraciada, pela primeira vez em sua história, com o título de capital do Estado. O presidente da Assembleia foi o autor da Lei nº 20.425/19 que dispõe sobre o funcionamento da sede simbólica do Estado de Goiás em Rio Verde, anualmente, durante a realização da Tecnoshow. A cerimônia de transferência aconteceu na manhã desta segunda-feira, 8, oportunidade na qual também ocorreu a abertura oficial da 18ª Tecnoshow Comigo. A feira de negócios continuará até sexta-feira, 12.

O presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego), deputado Lissauer Vieira (PSB), representou o Poder Legislativo no evento. A solenidade contou ainda com a presença do governador do Estado, Ronaldo Caiado (DEM); da primeira dama do Estado, Gracinha Caiado; da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Teresa Cristina Corrêa da Costa Dias; do Vice-Governador, Lincoln Tejota; dentre várias outras autoridades, como senadores, deputados federais, secretários de Estado, representantes de Tribunais, embaixadores, prefeitos, presidentes de cooperativas, e outros.

Acompanharam na cerimônia também os deputados estaduais, Karlos Cabral (PDT), Helio de Sousa (PSDB), Diego Sorgatto (PSDB), Virmondes Cruvinel (Cidadania), Vinícius Cirqueira (Pros), Paulo Trabalho (PSL), Cairo Salim (Pros), Wagner Neto (Patriota), Zé Carapô (DC), Chico KGL (DEM), Henrique César (PSC), Jeferson Rodrigues (PRB), Amauri Ribeiro (PRP), Rafael Gouveia (DC)e Humberto Aidar (MDB).

Lissauer disse estar feliz com a justa homenagem prestada pelo Estado de Goiás ao município sede do evento, uma cidade, segundo ele, das mais pujantes do País. “Hoje é um dia histórico para a nossa querida Rio Verde. Ao longo dos seus 170 anos, pela primeira vez na história, transfere-se simbolicamente a Capital do Estado de Goiás para cá. Como presidente da Assembleia Legislativa, e um rio-verdense de coração, tive a oportunidade, conversando com o governador Ronaldo Caiado, de garantir através de lei, a transferência da Capital todos os anos, durante a Tecnoshow”, disse o presidente da Assembleia ao reforçar que a medida é ainda uma homenagem ao setor produtivo. “A transferência é o reconhecimento da importância do agronegócio e de cada produtor rural que trabalha de sol a sol diariamente, e tem em seu DNA a produção e a capacidade de poder sustentar o mundo com os alimentos que são produzidos neste País”, salientou.

Segundo ele, é por isso que a Assembleia Legislativa e o governador Ronaldo Caiado (DEM) prestam este reconhecimento ao transformar a cidade em capital simbólica do Estado. “E principalmente neste momento em que Rio Verde recebe a Tecnoshow, que é referência no Brasil e a maior do Centro-Oeste”, disse

Como legítimo representante do homem do campo, o presidente Lissauer Vieira já presidiu também, durante o último mandato, a Frente Parlamentar do Agronegócio, a qual promove discussões de políticas públicas e privadas para o setor agropecuário, envolvendo deputados estaduais, autoridades políticas, entidades de classe e produtores rurais, em defesa do agronegócio e em busca de melhorias para o setor. Atualmente a Frente é coordenada pelo deputado Diego Sorgatto (PSDB) e denominada Frente Parlamentar da Agropecuária de Goiás (FPA). 

Tecnoshow

Ao falar sobre o evento, em sua abertura, o deputado Lissauer Vieira destacou igualmente a importância do agronegócio do município, ressaltando, sobretudo, o trabalho do homem do campo e sua dedicação para com o agronegócio, apesar das dificuldades. “Muito nos orgulha termos a capital do Estado aqui em Rio Verde e sabemos a situação que o Brasil hoje enfrenta. Mas Goiás é muito maior que todos os problemas. Com a força do trabalho e da participação de cada um aqui presente, tenho a certeza que teremos um Estado melhor para se viver. Quando temos homens e mulheres de bem, nós conseguimos mudar os destinos de nosso Estado e do nosso País como um todo”, disse.

Lissauer destacou que o Poder Legislativo está à disposição para toda e qualquer demanda que lhe for imposta “Aqui hoje mesmo temos vários deputados estaduais que estão e querem continuar atentos a todas as necessidades, não se omitindo em nenhuma vez do chamado do Poder Executivo, para podermos alavancar o nosso Estado”, afirmou.

O presidente da Assembleia, avaliou na oportunidade ainda, projeto de lei que chegou à Casa, que altera as normas para o uso de aviação agrícola no Estado, e que segundo ele, prejudica o setor. “Quero nesta oportunidade pedir aos colegas e principalmente aos que compõem a Comissão de Agricultura, que possamos dar um fim nesta proposta, não prejudicando este setor que é muito importante para a agricultura em Goiás. Tenho certeza e confiança que não deixaremos esse projeto passar”, ressaltou.

Ele lembrou ainda importantes problemas, dificuldades e demandas do setor produtivo no Brasil e pediu a ministra da agricultura, Teresa Cristina, um olhar atento para o ramo como um todo, desde infra-estrutura, fomento, entre outros. “Sabemos que este setor é o que alavanca a economia do País, e que nos momentos de crise e de dificuldades, é o produtor rural, o setor produtivo, que está pronto para poder gerar números positivos na balança comercial brasileira”, finalizou.

Realizada todos os anos, em Rio Verde, no Centro Tecnológico da Comigo (CTC) pela Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (Comigo), aTecnoshow é a maior feira do agronegócio do Centro-oeste brasileiro e vem evoluindo e expandindo resultados a cada edição. A diversidade é uma marca registrada do evento. Máquinas e equipamentos agropecuários, plots agrícolas, animais das mais variadas espécies, palestras técnicas e econômicas, educação ambiental (através do Espaço Ambiental) e dinâmicas de máquinas são alguns atrativos. 

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo