LIDE tem mentoria com Maurício de Sousa
Escritor brasileiro e cartunista é convidado para evento virtual na próxima quarta-feira (19)

O cartunista Maurício de Sousa é o convidado da próxima mentoria do LIDE Goiás, na quarta-feira (19), às 19 horas. O criador da Turma da Mônica contará toda trajetória de vida – desde repórter policial a ser o mais premiado autor brasileiro de história em quadrinhos. O encontro virtual é exclusivo para filiados do LIDE.
A Turma da Mônica foi essencial para a educação de diversas gerações e sempre acompanha os dilemas e as preocupações da sociedade. Em março deste ano, o personagem emblemático “Cascão” apareceu nos quadrinhos lavando as mãos em alusão à prevenção contra o coronavírus.
Um pouco da vida
Mauricio de Sousa é membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº. 24. Desde pequeno, desenhar era a brincadeira favorita do empresário e escritor brasileiro, e assim, ele enchia as páginas de seus cadernos escolares. Nessa época, desenhou seu primeiro personagem, que ele chamou de Capitão Picolé, que é muito parecido com o Horácio.
Mais tarde, passou a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região. Em 1954, com 19 anos, mudou-se para São Paulo e se apresentou na redação do jornal Folha da Tarde, carregando uma pasta cheia de desenhos para ser ilustrador, mas eles precisavam de um repórter policial e ele aceitou.
Já em 1959 convenceu o editor a publicar uma tirinha vertical semanal, e a partir daí, trocou a máquina de escrever pela prancheta. Nessa época, criou seu primeiro personagem – o cãozinho “Bidu” e seu dono “Franjinha”. A partir de uma série de tiras em quadrinhos com “Bidu e Franjinha”. Nos anos seguintes foram surgindo novos personagens.