Joe Biden desiste de reeleição e decide apoiar Kamala Harris
O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou neste domingo que desistirá de concorrer à reeleição e endossou a vice-presidente Kamala Harris como a nova líder da chapa democrata. Biden, que completará seu mandato em janeiro de 2025, compartilhou a decisão em um comunicado na plataforma X.
A decisão de Biden vem após pressões crescentes do partido e do eleitorado, exacerbadas por um desempenho fraco em um debate contra Donald Trump no final de junho, que levantou dúvidas sobre sua capacidade cognitiva. Apesar de resistir às pressões iniciais, concedendo entrevistas e reunindo-se com governadores democratas, Biden foi aconselhado por figuras influentes do partido, como o ex-presidente Barack Obama e a ex-líder da Câmara Nancy Pelosi, a reconsiderar sua candidatura.
Obama elogiou Biden como “um patriota da mais alta ordem” em um comunicado no Medium, destacando a importância do atual presidente para o país. Entretanto, em privado, tanto Obama quanto Pelosi expressaram preocupações sobre as chances de reeleição de Biden.
Biden, que foi diagnosticado com Covid-19 na última quarta-feira e está em isolamento, tomou a decisão final neste domingo, surpreendendo muitos de seus funcionários. Com a desistência de Biden, o Partido Democrata ainda não anunciou quem vai ser o novo candidato para disputar as eleições.
Imagem: L’Express/Jim Watson