Goiânia

Ipasgo aumenta valor de mensalidades da assistência à saúde

Segundo Ipasgo, nova tabela é necessária para manter a operação da assistência oferecida aos usuários

O Instituto de Assistência dos Servidores Públicos de Goiás (Ipasgo) anunciou alterações nos valores das mensalidades na última sexta-feira (10). O custo dos serviços assistenciais disponibilizados pelo Sistema Ipasgo foi reajustado em 18,34%.

Para chegar no índice, o Conselho Deliberativo do Ipasgo revisou despesas e otimizou o planejamento para este ano. Segundo o instituto, o índice de recomposição parcial das perdas inflacionárias garantirá condições financeiras para manter a assistência aos usuários em 2023.

O presidente do Ipasgo, Vinícius Luz, afirma que, mesmo com o reajuste médio equivalente a 4,58% por ano sem atualização, o Ipasgo oferece “um dos melhores custos-benefícios do mercado”. Ainda segundo Vinícius, o instituto “vai manter os valores praticados abaixo dos principais planos de saúde que atuam em Goiás”.

Vinícius acrescenta que, a partir de julho deste ano, as despesas assistenciais do instituto devem crescer cerca de R$ 10 milhões após a divulgação pelo Governo Federal da tabela da Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos (CMED) 2023, que baliza a tabela de medicamentos do Ipasgo, paga aos prestadores de serviço.

Reajuste

O reajuste, publicado no Diário Oficial do Estado (DOE), será aplicado a partir do mês de março nos dois tipos de contribuições que o instituto oferece aos usuários: o desconto de um percentual sobre a remuneração e a tabela atuarial (análise de riscos e expectativas).

No primeiro tipo, o reajuste impacta no piso e no teto definidos como limites para os descontos em folha de pagamento. Nele, o servidor paga 6,81% ou 12,48% sobre a remuneração para assistência do titular, do cônjuge e dos filhos solteiros menores ou solteiros universitários. A taxa varia de acordo com o tipo de acomodação de internação, básica ou especial.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo