Inscrições do Agrocolégio são prorrogadas até dia 4 de novembro
Estudantes de todo o estado podem se cadastrar até dia 4 de novembro na seleção para o ensino médio integrado à educação profissional, com formação técnica em Agropecuária
O Governo de Goiás, por meio da Emater Goiás e da Secretaria de Educação, prorrogou as inscrições para as primeiras turmas do Agrocolégio Estadual Maguito Vilela. Estudantes de todo o estado podem se cadastrar até dia 4 de novembro na seleção para o ensino médio integrado à educação profissional, com formação técnica em Agropecuária.
Estão previstas 60 vagas, para duas turmas de 1ª série. Alunos que tenham concluído o 9º ano do ensino fundamental até o final de 2024 podem se inscrever por meio do formulário on-line. O processo seletivo será em três etapas: análise dos documentos pessoais e do histórico escolar do ensino fundamental, análise da carta de intenção e entrevista.
A iniciativa é inédita e tem como objetivo formar técnicos aptos a trabalhar na extensão rural ou dando sequência à sucessão familiar. A metodologia empregada alterna sala de aula com campo, incentivando os alunos a darem continuidade ao trabalho já realizado, por exemplo, pelos pais.
Agrocolégio
Com o novo modelo de aprendizagem, os estudantes passarão um mês no Agrocolégio em tempo integral e, ao retornarem para casa, poderão aplicar no campo o que aprenderam com os técnicos agropecuários e especialistas da Emater Goiás.
“Não temos dúvida de que será uma referência para o Brasil inteiro esse trabalho conjunto. Através dos alunos, mostraremos aos produtores rurais que é possível trabalhar com novas tecnologias, produzir mais e ter uma qualidade de vida melhor“, enfatizou o presidente da Emater, Rafael Gouveia.
A unidade funcionará no Centro de Treinamento da Emater Goiás. As aulas das primeiras turmas terão início em 2025 e contarão com auxílio de profissionais especialistas de diversas áreas que atuam na Emater durante as práticas educativas.
Já em 2026, a previsão é que a quantidade de alunos duplique, com 120 estudantes, sendo duas turmas de 2ª série com 30 jovens cada, e outras duas turmas de 1ª série, com a mesma quantidade. Em 2027, a previsão é que sejam 180 estudantes, contando com duas turmas de cada série, com 30 estudantes em cada.
O Agrocolégio Estadual Maguito Vilela foi criado pela Lei Estadual nº 22.555, de 12 de março de 2024, para capacitar alunas e alunos da rede estadual oriundos do campo integrado à educação profissional, visando a permanência destes jovens no meio rural e a sucessão familiar. A capacitação oferece aos estudantes instruções sobre temáticas essenciais para a vida no campo, como irrigação, fitopatologia, entomologia e solos.
O governador Ronaldo Caiado definiu a iniciativa como um avanço significativo na educação e no desenvolvimento agrário dentro do estado. “O governo está trabalhando em total parceria. Todos nós estamos de braços dados nessa ação inédita para levar a melhor qualidade de vida à população que vive no campo. É uma grande missão do Estado de Goiás e que faremos virar realidade”, ressaltou o chefe do Executivo goiano.