Notícia

Inaugurado Sistema de Esgotamento Sanitário de Goiandira

Por Ana Lucia
[email protected]

No centro de Goiandira, moradores celebraram nesta quarta-feira (20/08) a inauguração do Sistema de Esgotamento Sanitário do município. O projeto, aguardado há anos, foi realizado em parceria entre a Prefeitura e a Saneago, com parte dos recursos da Funasa, garantindo funcionalidade completa do sistema.
O investimento total de R$ 9,4 milhões beneficiará cerca de 1.500 pessoas nos bairros Centro e Central. Foram instalados 13,7 km de redes coletoras, 1,2 km de interceptor, uma Estação Elevatória de Esgoto com vazão de 6,1 L/s e uma Estação de Tratamento de Esgoto Compacta, com reator anaeróbio capaz de tratar 20 L/s.
Segundo o presidente da Saneago, Ricardo Soavinski, a estação conta com três níveis de tratamento: primário, secundário e desinfecção final antes do lançamento do efluente. “É um cuidado não só em tirar o esgoto da cidade, mas devolver para a natureza com qualidade, preservando o ecossistema”, afirmou. O secretário de Infraestrutura de Goiás, Adib Elias, qualificou a obra como “muito importante para a cidade”, enquanto o prefeito Allisson Peixoto ressaltou que o projeto foi “feito a quatro mãos e concretizado com mérito”. O vice-governador Daniel Vilela destacou que a Saneago é referência nacional em saneamento público.
A Prefeitura cuidou da implantação das redes coletoras, estação elevatória, instalação hidráulica e urbanização da ETE, enquanto a Saneago realizou revitalização completa da estação, montagem hidráulica, testes e operação assistida.
Goiandira já possui abastecimento de água universalizado e, com o novo sistema de esgoto, a cidade avança na infraestrutura básica, promovendo saúde, conforto e desenvolvimento local.

@AnaLucia

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo