Aparecida de Goiânia

Convênio com Hospital Garavelo amplia atendimento às gestantes e recém-nascidos em Aparecida

Unidade possui consultórios, apartamentos, enfermarias para adultos e pediátricas, laboratório, salas de cirurgias, UTI’s e postos de enfermagem

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Aparecida de Goiânia ampliou a capacidade de atendimento às gestantes e recém-nascidos na cidade que precisam de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS).

Nesta semana, através de convênio firmado com o município, o Hospital Maternidade Garavelo (HMG) iniciou a realização de partos mediante encaminhamento da Superintendência de Regulação, Avaliação e Controlo (SRAC).
A iniciativa, segundo a SMS, é fruto de parceria firmada com o Hospital Sírio-Libanês através da consultoria ‘Gestão Por Resultados’ que prevê, entre outras melhorias, expansão na assistência materna-infantil.

Agora, três unidades hospitalares realizam partos: Maternidade Marlene Teixeira, que será transformada Centro de Saúde da Mulher, Hospital São Silvestre e Hospital e Maternidade Garavelo.

O prefeito Gustavo Mendanha, que visitou o HMG, na última terça-feira,22, ressalta que a partir de agora as gestantes terão mais conforto no momento do parto. “Falei com uma mãe que teve a filhinha no fim de semana e com outra que está prestes a ter o bebê e ambas estão muito satisfeitas.
Fico contente de ver que temos uma solução definitiva e que as mães poderão ter seus filhos aqui com muito conforto e com aquilo que sempre prezamos, que é uma saúde de excelência”, disse após visitar as dependências da unidade ao lado do secretário de Saúde, Alessandro Magalhães.
Ainda de acordo com o prefeito, nas instalações do Hospital Maternidade Garavelo, que foram reformadas e readequadas, mães e bebês serão acolhidos com dignidade. “Há quatro ou cinco anos estive aqui e, agora, melhorou demais.
Fizemos essa parceria com o HMG, que passa a ser mais uma maternidade nossa, já que a Marlene Teixeira já não é mais suficiente para atender a toda a demanda e, aqui, podemos dar muito conforto às mães numa estrutura digna”, comentou.

O HMG conta com consultórios, apartamentos, enfermarias para adultos e pediátricas, laboratório, salas de cirurgias, UTI’s e postos de enfermagem.
O secretário de Saúde de Aparecida, Alessandro Magalhães, acrescentou que além de acolhimento humanizado, as pacientes também terão mais segurança e privacidade no HMG. ”A unidade tem um espaço físico adequado, bem humanizado, uma estrutura avançada de equipamentos para assistência de qualidade às mulheres. Além disso, os apartamentos para as mães têm televisão, ar condicionado e quartos individualizados.
Aqui, as mulheres serão melhor acolhidas e esperamos, com isso, aprimorar cada vez mais nossa assistência materna-infantil em Aparecida”.

Moradora do Bairro Cardoso, em Aparecida de Goiânia, Maria Daniela Fonseca aprovou a estrutura da unidade hospitalar. “Achei aqui ótimo; estrutura maravilhosa e o parto foi bem tranquilo graças a Deus”, disse a paciente com a filha recém-nascida, Helena, nos braços após receber a visita do prefeito Gustavo Mendanha no quarto em que estava internada.
“Esse é o meu segundo filho e seio o quanto é importante ter tranquilidade num momento desses”, acrescentou.

Ampliação
A diretora de Urgência, Emergência e Atenção Especializada da SMS, Amanda Melo, ressalta que, com o tempo, mais vagas serão criadas para a realização de partos no HMG.

“Atualmente, são realizados, em média, 130 partos apenas na Maternidade Marlene Teixeira. Vamos ampliar essa capacidade com a inserção do HMG no circuito da assistência materna-infantil em Aparecida e a tendência é a de que a capacidade do hospital seja ampliada com a reorganização que estamos fazendo da demanda de pacientes com Covid-19 e outros atendimentos clínicos.

E mais: a nossa Regulação monitora todos os atendimentos realizados, assim como já é feito nas demais unidades de saúde que possuem contratualização com o Município. Esta ampliação é feita com um planejamento rigoroso e eficiente para proteger da melhor maneira possível às mães e seus bebês”, garantiu.

LEIA NA EDIÇÃO IMPRESSA

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo