Política

Homenagem a Iris Rezende

Em razão dos relevantes serviços prestados, em seus 62 anos de vida pública, Iris Rezende recebe homenagem da Assembleia, durante sessão especial, nessa 3ª-feira, 1º, às 10 horas. A iniciativa é do presidente Lissauer Vieira

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende Machado (MDB), será homenageado com Certificado de Reconhecimento Público, nessa terça-feira, 30, às 10 horas, durante sessão especial no plenário Getulino Artiaga. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Lissauer Vieira (PSB), é o propositor da iniciativa.

De acordo com o presidente, a honraria é uma forma de agradecer ao homenageado pela sua valorosa contribuição para o progresso de Goiás, em especial, de Goiânia. “Bem como reconhecer o profícuo trabalho prestado em defesa da população goiana, durante os seus 62 anos de vida pública”, acrescenta.

Conforme Lissauer, mesmo que singela, a homenagem é uma maneira de reconhecer a contribuição dada pelo emedebista, a quem ele considera “uma das maiores personalidades políticas do nosso estado e do País”.

“Não tenho dúvida de que todo o trabalho prestado por Iris Rezende ficará como um verdadeiro legado para as gerações futuras. Por isso, nada mais justo do que manifestarmos o nosso sincero agradecimento por toda a sua contribuição em favor da população goiana e de todo o estado de Goiás”, disse Lissauer.

Recentemente, o chefe do Poder Legislativo estadual esteve em audiência com Iris Rezende, no Paço Municipal, oportunidade em que foi discutida uma série de demandas municipais relacionadas à Capital. Lissauer reforçou, ainda, a relação harmônica mantida entre a Prefeitura de Goiânia e a Alego, conduta exercida e priorizada por ele desde o início da sua administração.

A sessão especial de homenagem a Iris Rezende deve contar com a presença do governador Ronaldo Caiado (DEM), dos presidentes do Tribunal de Contas do Estado (TCE-GO) e dos Municípios (TCM-GO), além de parlamentares estaduais, federais, servidores da Prefeitura de Goiânia e do Legislativo goiano.

Considerando o cenário epidemiológico causado pela pandemia de covid-19, a Assembleia reforçará os cuidados que já vem tomando para preservar a saúde daqueles que estiverem na Casa. Será obrigatório o uso de máscara e higienização das mãos com álcool em gel. Os ambientes também passarão por limpeza e desinfecção antes e depois da sessão especial.

Trajetória do homenageado

Iris Rezende Machado nasceu em 22 de dezembro de 1933, em Cristianópolis, interior de Goiás. Filho de Filostro Machado Carneiro e Genoveva Rezende Machado, Iris mudou-se para Goiânia com a família em 1949, aos 16 anos de idade. Após militar no movimento estudantil, presidindo os grêmios do Colégio Lyceu de Goiânia e da Escola Técnica de Campinas, elegeu-se vereador na Capital, em 1958, com a maior votação proporcional da história.

Em 1962, Iris Rezende foi eleito deputado estadual por Goiás – novamente o mais votado da história, até então. Também ocupou a presidência do Legislativo no período em que o governador Mauro Borges foi cassado pela ditatura militar, em 1964. Em 1965, aos 31 anos, derrotou Juca Ludovico, ex-governador do estado, na disputa pela Prefeitura de Goiânia.

Prefeito da Capital, Iris implantou o regime de mutirões – construção de obras com a participação popular – asfaltou os principais bairros de Goiânia, desapropriou lotes, duplicou a Avenida Anhanguera, construiu a Vila Redenção, a Vila União, a Vila Alvorada, a Vila Canãa, o Parque Mutirama, entre outras obras.

Já no final do seu mandato, em outubro de 1969, quando era cotado para disputar o Governo estadual, Iris foi cassado pelo regime militar e teve seus direitos políticos suspensos por dez anos. Formado em Direito pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Iris passou a advogar. Fez centenas de juris na Capital e no interior do estado e aprimorou uma de suas virtudes: a oratória. Até ser cassado e perder seus direitos políticos, Iris militava no Partido Social Democrata (PSD). Após o fim do pluripartidarismo, com a criação da Arena e do MDB, Iris foi um dos fundadores do MDB em Goiás, partido que abrigava os oposicionistas ao golpe de 1964. Depois, ajudou a criar o PMDB, hoje MDB, onde permanece até hoje.

Em 1982, com a volta das eleições para governador, Iris venceu a disputa interna no PMDB (contra Henrique Santillo e Mauro Borges) e foi escolhido o candidato de oposição ao Governo de Goiás. Na disputa, venceu o ex-governador Otávio Lage de Siqueira com 2/3 dos votos válidos. No governo, Iris construiu a Vila Mutirão, erguendo mil casas em um único dia. Implantou um grande programa de eletrificação rural no estado, além de construir 4 mil quilômetros de rodovias – como a GO-020, de Bela Vista a Pires do Rio, e até Catalão; e a GO-118, interligando as principais cidades do nordeste goiano.

Em 1986, assumiu o Ministério da Agricultura no governo do presidente José Sarney (1985-1990). No Ministério, Iris Rezende comandou as chamadas “super safras”, quando, mesmo em meio a uma grave crise econômica, o País quebrou o recorde de produção de grãos por dois anos consecutivos. Um ano depois, em 1990, Iris disputou pela segunda vez o Governo de Goiás e venceu a eleição com mais de 57% dos votos válidos. Em 1994, elegeu-se senador da República.

Em 2004, Iris candidatou-se a prefeito de Goiânia, vencendo a disputa com o então prefeito Pedro Wilson (PT). Com uma administração com elevada aprovação, Iris foi reeleito em 2008 com 74% dos votos válidos – o maior percentual de votos da história da Capital. Em sua gestão, Goiânia foi eleita a Capital com melhor qualidade de vida do Brasil. Como prefeito de Goiânia, Iris prometeu e asfaltou todos os bairros da cidade, construiu o maior número de moradias (chegando a 30 mil lotes e casas doadas), construiu 21 parques e cerca de 400 praças, construiu as primeiras 20 escolas de tempo integral e 52 Centros Municipais de Educação Infantil. Como resultado de tantas obras, Iris Rezende assumiu em 2017, pela quarta vez, o comando da Prefeitura de Goiânia.

Com informações do site da Prefeitura de Goiânia.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo