Guia fornece orientações sobre atendimento a pessoas em situação de rua
Com o propósito de ampliar o diálogo sobre os Direitos Humanos, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social divulga o Guia Inclua Pop Rua – Avaliação de Riscos de Desatenção, Exclusão ou Tratamento Inadequado da População em Situação de Rua.
A publicação foi produzida pelo Ministério dos Direitos Humanos e de Cidadania (MDHC), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e busca orientar o atendimento às pessoas em situação de rua no Brasil.
Composto por 68 páginas, o guia oferece aos profissionais e agentes públicos informações técnicas que facilitam a condução do trabalho, o tratamento humanizado e a realização de entregas adequadas à população de rua.
O guia foi baseado na Plataforma de Recursos Pró-Equidade em Políticas Públicas, ferramenta virtual do Ipea criada para ajudar no aprimoramento dos profissionais envolvidos em políticas públicas ou que atendem essa população de forma direta.
O documento traz à tona a violência institucional, também conhecida como vitimização secundária, que acontece quando um órgão público ou agente público submete um cidadão a procedimentos desnecessários repetitivos ou invasivos que possam levá-lo a reviver, sem necessidade, situações de violência ou geradoras de sofrimento ou estigmatização.