GoiâniaMais lidas

Guarda Civil afasta agentes que usaram spray de pimenta contra estudantes de Goiânia

Cerca de dez crianças, entre 10 e 11 anos, foram atingidas pela ação os guardas

Agência da Guarda Civil Metropolitana (AGCM) afastou, nesta sexta-feira (6), dois agentes que usaram spray de pimenta contra estudantes da Escola Municipal Professora Dalka Leles, no Residencial Orlando Morais, na capital. O caso ocorreu na última segunda-feira (2), quando cerca de dez estudantes, de 10 e 11 anos, foram atingidos pelo produto após os guardas agirem para conter uma suposta briga na unidade escolar.

Funcionários da instituição relatam que não houve desentendimento no dia do ocorrido e que os guardas usaram o spray como forma de advertência. Os servidores acionaram o Corpo de Bombeiros e levaram algumas crianças para uma sala na tentativa de acalmá-los até que o socorro chegasse.

A GCM, por sua vez, disse que a escola é localizada em uma região afastada e as brigas no local são frequentes. Por isso, a diretora da instituição de ensino e a Secretaria de Educação convidou a GCM para fazer palestras na unidade.

Na versão dos agentes, ao chegarem na escola, os guardas perceberam uma movimentação no banheiro masculino, mas conseguiram intervir. Já na quadra para iniciar a palestra, uma nova confusão se formou e os guardas usaram o spray de pimenta no chão para controlar a situação.

Apuração

O Comando da GCM disse que instaurou, na terça-feira (3), inquérito interno na corregedoria para apuração dos fatos ocorridos na escola. A corporação informa que os agentes foram afastados das funções operacionais preventivamente.

“Investigação prossegue na Corregedoria. Caso seja comprovada a ilegalidade na conduta dos agentes, haverá punição, de acordo com o que determina a lei”, diz trecho.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo