Notícia

Grandes empresas americanas apostam em revistas impressas para reforçar reputação e engajar públicos estratégicos

Da Redação
[email protected]

Enquanto o mercado editorial enfrenta transformações digitais constantes, algumas das maiores empresas dos Estados Unidos estão indo na contramão: estão investindo em revistas impressas próprias como estratégia de comunicação e branding. Microsoft, Hinge e Costco são exemplos de marcas que enxergam no papel uma maneira eficaz de contar suas histórias, fortalecer sua reputação e alcançar públicos de alta relevância de maneira mais profunda.
No dia 15 de maio, a Microsoft lançou a primeira edição da sua própria revista impressa, intitulada Signal. Com 120 páginas, a publicação inclui uma matéria assinada por Bill Gates, entrevistas com CEOs e especialistas das diversas áreas da empresa e artigos com reflexões sobre inteligência artificial e inovações tecnológicas. Serão distribuídas apenas 1.500 cópias físicas da revista.
Apesar do tema central ser tecnologia, a empresa optou por uma produção editorial 100% humana. Segundo Steve Clayton, editor executivo e vice-presidente de estratégia de comunicação da Microsoft, a IA foi usada apenas em algumas etapas de “pesquisa profunda”, mas nenhum conteúdo foi gerado por máquinas.
Frank Shaw, diretor de comunicação da Microsoft, explicou ao site Axios o objetivo da publicação: “Estamos sempre pensando nas formas mais eficazes de alcançar nossos clientes mais importantes. Por que não criar uma revista para os CEOs e executivos das organizações selecionadas, que seja interessante, envolvente e ainda traga ótimas informações sobre a Microsoft e seus clientes?”
A iniciativa da Microsoft busca se afastar de uma abordagem puramente publicitária. “Isso não é marketing”, afirma Shaw. “É uma narrativa em estilo jornalístico. Não são estudos de caso. É sobre marca e reputação, e não sobre dizer o quão incrível é uma funcionalidade de produto.”
Essa linha editorial reforça a tendência de marcas que apostam em conteúdo próprio — o chamado owned media — para estabelecer conexões mais autênticas e duradouras com seus públicos de interesse, principalmente em tempos de excesso de informação e consumo digital acelerado.
Embora muitas dessas revistas atinjam públicos mais velhos, há exemplos que mostram que os mais jovens também estão abertos ao consumo de conteúdo físico.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo