Governo planeja nova fase do Desenrola Brasil

Da Redação
[email protected]
Uma nova fase do Desenrola Brasil está em estudo e pode ser lançada nos próximos meses para atender micro e pequenos empresários inadimplentes. A proposta foi confirmada pelo ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França, durante entrevista concedida nesta quarta-feira (30) ao programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
“Estamos trabalhando junto com o Ministério da Fazenda”, afirmou França. Ele explicou que a nova versão do programa deve contemplar empresas que não foram beneficiadas na primeira edição. “Conversei com o ministro [Fernando] Haddad recentemente. Claro que esse assunto do tarifaço [norte-americano sobre produtos brasileiros] acabou atrapalhando um pouco a sequência das coisas, mas eles estão pensando em um Desenrola novo”, completou.
Na primeira fase, o programa alcançou 15 milhões de pessoas e também atendeu empresas. Ao todo, foram negociados R$ 7,5 bilhões em dívidas de 122 mil empresas, por meio de 183 mil operações. Os descontos chegaram a até 95% do valor original da dívida.
Segundo o ministro, se confirmada, a nova fase trará condições vantajosas de renegociação. “Se sair o [novo] Desenrola, aproveite. Você vai ao banco, vai a quem você está devendo, seja lá quem for. O desconto é de 90% ou 95%. É uma chance meio que única, difícil acontecer de novo”, disse França.
A intenção é apoiar empresários que enfrentam dificuldades financeiras, especialmente aqueles afetados por juros altos e acesso limitado ao crédito. A expectativa é que a nova etapa do programa seja formalizada após ajustes técnicos e orçamentários com o Ministério da Fazenda.
Além de estimular a regularização de dívidas, a medida busca fortalecer o setor produtivo, responsável por grande parte da geração de empregos no país.