Goiás tem 3ª maior alta no volume de serviços do país em março, segundo IBGE

Da Redação
[email protected]
O volume de serviços em Goiás cresceu 3,1% no último mês de março, na comparação com fevereiro, com ajuste sazonal. O dado, divulgado nesta quarta-feira (14) pelo IBGE, representa a terceira maior alta do país e o melhor desempenho para o mês desde o início da série histórica, em 2011.
Na comparação com março do ano passado, o avanço foi ainda mais expressivo: alta de 7,7%, o maior crescimento em 19 meses. Com isso, o acumulado dos últimos 12 meses voltou a ficar positivo, com leve alta de 0,3%, após sete meses de resultados neutros ou negativos.
O principal responsável por impulsionar esse crescimento foi o setor de transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que tem o maior peso dentro da pesquisa e cresceu 7,7% em relação a março de 2024.
Outro destaque foi o grupo de serviços prestados às famílias, que avançou 10,4%. Por outro lado, os serviços profissionais, administrativos e complementares apresentaram retração de 2,4% no mês.
Turismo volta a crescer
Depois de dois meses de queda, o setor de atividades turísticas em Goiás também voltou a crescer: alta de 2,9% em março, o nono melhor resultado do país. Em relação ao mesmo período de 2024, o aumento foi de 6,9%. Com isso, os acumulados do ano (5,8%) e dos últimos 12 meses (5,5%) seguem positivos.
Os dados reforçam a recuperação gradual do setor de serviços no estado e apontam um cenário mais favorável para os próximos meses, especialmente em segmentos ligados à mobilidade e lazer.