Estado

Goiás registra menor número de homicídios desde 2016 com queda de 78,9% em junho passado

Da Redação
[email protected]

O último mês de junho registrou o menor número de homicídios consumados em Goiás desde o início da atual metodologia de monitoramento, implantada em 2016. Segundo dados divulgados nesta terça-feira (1º/7) pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-GO), o estado contabilizou 54 homicídios em todo o território goiano, uma redução de 78,9% em relação ao pico de 256 casos, registrado em outubro de 2016.
O secretário de Segurança Pública, Renato Brum dos Santos, atribui esse resultado ao trabalho conjunto das forças de segurança estaduais e ao investimento contínuo do Governo de Goiás em tecnologia, capacitação e inteligência policial. “A redução expressiva dos homicídios não acontece por acaso. É resultado de uma atuação integrada, do uso de inteligência policial, de investimentos em tecnologia, equipamentos e capacitação, além do comprometimento diário dos nossos profissionais”, afirmou.
O levantamento inclui casos de feminicídio e foi atualizado em 1º de julho de 2025 pelo sistema Qlik Sense (RAI). Goiás também lidera a redução de homicídios dolosos na Região Centro-Oeste, com uma queda de 11,35% em 2024, conforme o Mapa da Segurança Pública do Ministério da Justiça. Além da queda nos homicídios, o estado registrou as menores taxas de furtos e roubos de veículos do Brasil, com reduções de 20,36% e 25,27%, respectivamente.
Os roubos a instituições financeiras permaneceram zerados pelo segundo ano consecutivo na região.
Renato Brum reforça que o trabalho seguirá intensificado. “Chegamos a números que evidenciam a queda dos índices de violência. Não iremos nos acomodar. O foco é preservar vidas, combater a criminalidade e construir um estado cada vez mais seguro para todos os goianos”, concluiu.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo