Goiânia toca maior programa de reconstrução asfáltica do Brasil
Maior programa de reconstrução asfáltica urbana do país, o Projeto 630 está com quase 45% dos trabalhos executados, o que corresponde a 3.343.258,86 m². A previsão de conclusão das obras é em novembro de 2021, totalizando 7.436.519,17 m², cerca de 630 km de asfalto novo em 111 setores de diversas regiões.
Por determinação do prefeito Rogério Cruz, o programa iniciado em 2020 segue a todo vapor e, somente este ano, já concluiu os trabalhos nos setores: Capuava, Jardim América, Bairro Feliz e Leste Universitário. Os trabalhos estão em andamento nos setores Bueno, Oeste, Marista, Jardim Goiás, Sul, Santa Genoveva, Bairro Goiá, Parque Industrial João Bráz, Finsocial e Bairro dos Aeroviários.
Até o momento, já foram aplicadas 209.433,66 toneladas de massa asfáltica.
Em detalhes, o programa integra na Região Sul de Goiânia, 223 ruas de 11 bairros; nas regiões Norte e Leste, 160 ruas e 33 bairros; regiões Oeste, Sudoeste e Noroeste com 157 ruas e 46 bairros; e na Região Central são 122 ruas e 21 bairros, totalizando 662 ruas de 111 bairros atendidos.
“O programa foi criado porque a manutenção já não adiantava mais em determinados pontos da cidade. Desde então, a obra está sendo executada praticamente 24 horas por dia, com capa asfáltica que varia entre 3 e 5 cm”, diz o titular da Seinfra, Fausto Sarmento. Segundo ele a Prefeitura também está entregando novas vias.
Os recursos para a finalização das obras estão garantidos. A Caixa Econômica Federal, por meio do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), é responsável pelo empréstimo de R$ 780 milhões para financiar obras de infraestrutura no município. Com uma gestão transparente, os contratos para a execução dos trabalhos são supervisionados por órgãos de controle da Prefeitura de Goiânia, como a Controladoria, a Procuradoria-Geral e a Advocacia-Geral do Município, além da própria Seinfra.
Após a conclusão desta etapa, a Prefeitura de Goiânia planeja um programa ainda mais abrangente, em ruas e bairros que não foram contemplados. O novo projeto deverá alcançar cerca de 800 km. “Precisamos pensar e trabalhar pela Goiânia do futuro. Até o fim do mandato, vamos presentear a cidade com essa importante obra”, finaliza Sarmento. Fonte: Juan Meloni, da editoria de Infraestrutura