Goiânia

Goiânia registra 1º caso de raiva em morcego em 2024

Goiânia registra o primeiro caso de morcego positivo para a raiva em 2024. O animal da espécie “Eptesicus diminutus”, que se alimenta de insetos, foi encontrado morto no Setor Chácaras de Recreio Samambaia, região Norte da Capital, no dia 6 de janeiro, e o diagnóstico foi confirmado em 11 de janeiro. Conforme o Departamento de Vigilância em Zoonoses (DVZ), responsável pela vigilância de casos de raiva animal no município, nenhum humano teve contato com o morcego, mas dois cães da casa tiveram. Eles já eram vacinados, mesmo assim receberam reforço da antirrábica e estão sendo monitorados. “Nestes casos, o Ministério da Saúde não preconiza a vacinação em massa”, informa o gerente de Controle de Animais Sinantrópicos, Wellington Tristão. Em 2023, Goiânia identificou sete casos de morcegos positivos para raiva nos seguintes bairros: Leste Universitário, Vila João Vaz, Negrão de Lima, Parque Tremendão, Setor Vila Nova e Criméia Leste, sendo este com dois casos registrados.
Diretor do DVZ, Murilo Reis explica que a ocorrência de casos de raiva em morcego é sempre motivo de alerta. “Todo caso de raiva em morcego merece uma atenção especial, pois há o risco do homem ser contaminado pelo animal infectado.
Os morcegos que vivem em Goiânia são frugívoros e insetívoros, ou seja, não se alimentam de sangue, mas podem morder uma pessoa, cães ou gatos, caso se sintam ameaçados”, alerta. Murilo também chama a atenção para a importância da vacinação antirrábica. “Uma vez vacinados, cães e gatos ficam protegidos contra a raiva. Não estamos mais em campanha, mas há doses disponíveis gratuitamente na sede da Zoonoses, na Upa Vet da Amma e nas Escolas de Veterinária da UFG e da PUC”, informa. O diretor também esclarece que cães e gatos que tiverem contato com morcegos devem ser notificados à Diretoria de Vigilância em Zoonoses. “Essa notificação é importante para que esses animais possam ser vacinados contra raiva e monitorados por 180 dias, conforme o recomendado pela Nota técnica nº 19/2012/MS”, diz.

A raiva

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo vírus do gênero Lyssavirus, da família Rhabdoviridae. A doença é transmitida ao homem pela saliva de animais infectados, principalmente por meio da mordedura, podendo ser transmitida também pela arranhadura e/ou lambedura desses animais.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo