A Prefeitura de Goiânia inicia na próxima quarta-feira (2/8) o período de matrículas para Educação de Jovens e Adultos (EJA) – modalidade de ensino que é oferecida em 55 unidades de ensino e 10 salas de extensão, espalhadas pela capital. Ao todo, são mais de 7 mil vagas disponíveis.
À população interessada, é possível consultar as escolas e endereços pelo site da Secretaria Municipal de Educação (SME), na aba “Institucional”, no menu superior, clicando no botão de Unidades Educacionais. O estudante pode se matricular de forma on-line, por meio do e-matrícula, ou na unidade mais próxima à sua residência ou onde preferir. As aulas se iniciam no dia de 3 de agosto.
No ato da matrícula, é necessário apresentar documentação pessoal e comprovante de endereço, além de ter, pelo menos, 15 anos de idade completos. Com o processo finalizado, a instituição de ensino fará uma avaliação e o nivelamento em uma turma de acordo com os conhecimentos do aluno.
Organização
Nas escolas, o turno de aula vai das 19h às 22h e, nas salas de extensão, há atendimento no período matutino e vespertino, a depender de cada instituição. Os estudantes da EJA que tiverem dificuldade em acompanhar as aulas têm direito ao Atendimento Individualizado, com atividades dirigidas e o acompanhamento atento e direcionado de um professor para auxiliar na aprendizagem.
Ao todo, são três anos de alfabetização e três anos de fase final do Ensino Fundamental (equivalente do 6º ao 9º ano). O Ensino Fundamental na EJA completo é feito em 6 anos, ao invés de 9 como ocorre normalmente, existindo ainda a possibilidade de avanço para os estudantes com bom desempenho.
Em todas as noites, é oferecido jantar aos alunos. Ao longo do ano, as escolas têm eventos que integram os estudantes de EJA, como a festa da família, feiras culturais, festa junina, passeios em lugares com trilha noturna e teatros, entre outros, além de dar direito a diversos benefícios, como a meia-entrada em cinemas, teatros, shows, diversos ambientes culturais, e do Passe Livre Estudantil.