CidadesGoiânia

Goiânia ganha medalhas por ações no combate à crise climática

Compromisso da cidade com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia recebeu reconhecimento do Conselho Internacional de Iniciativas Ambientais Locais (Iclei)

Goiânia está entre as mais de 10 mil cidades de seis continentes compromissadas com a consecução de ações para o enfrentamento da crise climática. Esse compromisso de Goiânia com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia recebeu, portanto, reconhecimento do Conselho Internacional de Iniciativas Ambientais Locais (Iclei), que concedeu três tipos de medalha.

Em e-mail encaminhado ao prefeito Iris Rezende, o Iclei citou que Goiânia “faz parte de uma resposta histórica e poderosa das cidades do mundo para enfrentar a crise climática”. Apontou ainda que “o compromisso de Goiânia com o Pacto Global de Prefeitos pelo Clima e a Energia (GcoM) conecta a cidade à maior aliança global comprometida com a liderança climática das cidades, com base no compromisso de mais de 10 mil cidades e governos locais de seis continentes, representando mais de 800 milhões de cidadãos em todo o mundo”.

O comprometimento das cidades e governos com o GcoM precisa avançar com a ação climática em três áreas principais: redução das emissões de gases de efeito estufa, identificação – e adaptação aos – riscos associados às mudanças climáticas e aumentar o acesso a energia limpa e acessível. O presidente da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma), Gilberto Marques Neto, destaca que a premiação recebida é uma prova de que o órgão que preside “está verdadeiramente envolvido no cumprimento das ações que competem às cidades que assinaram pacto tomarem”.

O reconhecimento das cidades que avançam dentro do pacto firmado se dá por meio de um sistema de premiação por medalhas virtuais, que são compartilhadas com a comunidade global envolvida com o GcoM.

Entre as ações realizadas que permitiram que Goiânia recebesse as medalhas Mitigação, Adaptação e Conformidade, estão algumas como articulação e proteção das ações de gestão e proteção de áreas verdes, das reservas hídricas, tratamento de resíduos sólidos, monitoramento da poluição, obrigatoriedade de haver na criação dos loteamentos a implantação de bacias de retenção de águas pluviais e caixa de recarga do lençol freático.

Para o prefeito Iris Rezende, é um orgulho para Goiania receber mais uma premiação. “Sempre entendi que cuidar do meio ambiente é cuidar da vida, é cuidar da cidade. Em todas as minhas gestões me preocupei com a questão, tanto que incentivei o desenvolvimento econômico com atividades não poluentes em Goiânia, trabalhei pela implantação de 26 parques na cidade e pela ampliação da área verde. Trabalho que garantiu a Goiânia o privilégio de estar entre as cidades mais arborizadas do mundo. Continuo atento à necessidade de preservar e estender nosso trabalho no combate à crise climática”, ressalta.  Fonte: Sinésio Di Oliveira, da editoria do Meio Ambiente / Foto: Jackson Rodrigues

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo