Goiânia 90 anos

Post Goiania feiras



Capital reconhecida pelas grandes feiras

A Feira da Lua e a Feira Hippie transparecem também a mistura entre aspectos tradicionais e os modernos, uma das principais características existentes nas feiras especiais da cidade. Elas atraem boa parte dos turistas. Já a Feira do Sol é montada na Praça do Sol também no Setor Oeste. Na feira é oferecido opções de comidas, doces, artesanatos e roupas.

As feiras estão entre as manifestações culturais mais tradicionais  em Goiânia. O hábito de frequentar as feiras foi adquirindo suas peculiaridades na cidade.É tradição do goianiense andar pelas feiras livres e especiais da cidade. Ir a feira está no estilo de vida do goianiense e em atraído também turistas de outros estados e países.

Seja para comprar artesanato, roupas, bijuterias ou mesmo para degustar a culinária local. A Feira Hippie, Feira da Lua e Feira do Sol, por exemplo, são tradicionais na cidade e agregam valores culturais que fomentam a tradição e o desenvolvimento econômico.

Ao completar 90 anos, Goiânia amplia a fama de uma das cidades brasileiras com o maior número de feiras livres. Segundo a prefeitura, a capital conta com mais de 32 feiras especiais e outras 122 feiras livres. Essas feiras são dotadas de valores simbólicos o que lhes garante a característica de um “lugar”, um espaço humanizado.

Feira Hippie

A Feira Hippie, por exemplo, é considerada a maior feira de rua da América Latina. O último levantamento mostra que a feira conta com mais de 10 mil expositores, e costuma receber cerca de 80 mil visitantes aos finais de semana.

A feira chama atenção por atrair consumidores de todo o Brasil que buscam comprar peças de qualidade e no atacado para revenda em suas cidades. Os comerciantes recebem em média 40 ônibus por semana, em sua maioria pessoas da região norte e nordeste.

Feira do Sol

Uma das principais feiras responsáveis por essa manifestação cultural é a Feira do Sol. Uma das mais tradicionais de Goiânia, ela ocorre todos os domingos na Praça do Sol, no Setor Oeste, região central de Goiânia.

Junto da Feira da Lua e Hippie, a Feira do Sol formou a dianteira das feiras especiais da cidade. Foi a partir delas que outras feiras desta categoria surgiram em Goiânia, transparecendo a mistura de aspectos tradicionais e modernos.


Feira da Lua

Realizada aos sábados à tarde até a noite, a Feira da Lua, no Setor Oeste, costuma atrair cerca de 10 mil pessoas por semana. O ambiente é familiar, com produtos diversificados e comidas típicas com toque caseiro.

Funcionando desde 1993, começou com 250 feirantes. Foi criada em 29 de dezembro de 1992, quando o poder público cedeu aos apelos de expositores que não conseguiam vagas na Feira da Praça do Sol.


Voltar

GED

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar
Botão Voltar ao topo