Mãe e filha, Deusnair da Silva, de 70 anos, e Léia Viviane da Silva, de 47, há mais de três décadas são também colegas de trabalho: ambas atuam na Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg). Deusnair é considerada a funcionária mais antiga da empresa, tem 45 anos de casa. A Comurg tem apenas dois anos a mais de existência.
“Criei minhas quatro filhas sozinha, tirando o sustento da Comurg. E tive a alegria de ver a Léia também ingressar na empresa, em 1990. Então, sou muito grata por tudo que a Comurg proporcionou à nossa família em todos esses anos”, afirma Deusnair, que atualmente está afastada do departamento de limpeza da companhia para tratar um câncer.
Léia diz compartilhar de sentimento semelhante ao da mãe. “É muito bom trabalhar na mesma empresa que ela, eu me espelho muito em minha mãe. Lembro de quando ela dormiu na fila para garantir minha inscrição no concurso da prefeitura. Tudo o que eu tenho eu devo a ela. Pra mim, é uma grande alegria prestar esse reconhecimento”, ressalta Léia.
Auxiliar de cozinha, Léia conta que a Comurg foi a primeira e única empresa na qual ela trabalhou em toda vida, e que até nisso sua trajetória se parece com a de Dona Deusnair. “Minha mãe teve apenas um emprego antes da Comurg, e durou apenas um ano. Depois disso, ela entrou na empresa e nunca mais saiu”, relata.
“A minha mãe é muito respeitada na Comurg. É tratada por muitos colegas como mãe, porque sempre acolheu e abraçou os demais funcionários nos momentos de dificuldades. Ela é tão generosa que não quis dividir seu amor apenas com os filhos biológicos. Acabou ‘adotando’ os companheiros de trabalho”, destaca Léia, emocionada.
Mãe de dois, a auxiliar de limpeza espera ser motivo de orgulho para seus filhos, assim como Dona Deusnair é pra ela. “Minha mãe é uma guerreira. Nunca deixou se abater pelas dificuldades da vida. Fez tudo o que podia para nos dar uma vida decente. E conseguiu. Desejo um feliz Dia das Mães para ela e para todas as mães de Goiânia”, declara.