Frente fria muda o tempo em Goiás e traz queda de temperatura a partir de quarta-feira
Previsão do Cimehgo indica chegada de massa de ar polar e possibilidade de chuvas isoladas em pleno período de estiagem

Uma frente fria que avança sobre o Sudeste do Brasil deve provocar mudanças bruscas no clima de Goiás a partir desta quarta-feira (28). De acordo com o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), além de provocar chuvas isoladas, o fenômeno vai abrir caminho para uma massa de ar polar que promete derrubar as temperaturas no estado.
Segundo o gerente do Cimehgo, André Amorim, a frente fria tem potencial para alterar o padrão climático típico do período de estiagem. “Nós estamos com a expectativa da frente fria que vai avançar pela região Sudeste do Brasil influenciar aqui. Estamos no período de estiagem, mas pode ocorrer essas chuvas isoladas”, explicou o meteorologista.
A queda nas temperaturas deve se intensificar já na quinta-feira (29), quando o ar frio de origem polar começa a atuar com mais força no Centro-Oeste, avançando a partir da região Sudeste. Apesar da mudança, Amorim alerta que não se trata de um frio extremo neste primeiro momento. “A gente vai ter a questão do ar frio de origem polar que vai trazer temperaturas mais baixas. Mas a expectativa é de uma leve redução em relação ao que estamos vivendo hoje. Não é aquele frio terrível, por enquanto não estamos enxergando esse cenário”, afirmou.
Cidades com maior queda na temperatura
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforça que a chegada da frente fria acompanhada de massa de ar polar é uma combinação comum nesta época do ano e pode provocar quedas expressivas na temperatura. As cidades da região Sudoeste de Goiás, como Rio Verde, Jataí, Mineiros e Alto Paraíso, devem sentir mais intensamente o impacto do fenômeno, principalmente por causa da altitude.
Nesses municípios, as mínimas podem chegar a 9 °C nos próximos dias, tornando a sensação térmica ainda mais baixa nas primeiras horas da manhã e durante a madrugada. O contraste com os dias anteriores, de temperaturas mais amenas e clima seco, deve ser perceptível.
Previsão do tempo em Goiânia
Na capital Goiânia, a mudança também será sentida, embora com menos intensidade. A previsão indica um leve declínio nas mínimas e variações nas máximas até o domingo (1º). Confira a previsão detalhada:
- Quinta-feira (29): mínima de 14 °C e máxima de 27 °C
- Sexta-feira (30): mínima de 15 °C e máxima de 24 °C
- Sábado (31): mínima de 16 °C e máxima de 27 °C
- Domingo (1º): mínima de 15 °C e máxima de 30 °C
Segundo o Cimehgo, o retorno das temperaturas mais altas no final de semana não anula a possibilidade de madrugadas frias, especialmente em áreas mais abertas e elevadas da capital.