ESPORTE

Flamengo perde para o PSG nos pênaltis e fica com o vice da Copa Intercontinental

Rubro-Negro empata em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, mas é derrotado por 2 a 1 nas penalidades, em decisão disputada no Catar

O Flamengo foi derrotado pelo Paris Saint-Germain por 2 a 1 na disputa de pênaltis, após empate em 1 a 1 no tempo normal e na prorrogação, na tarde desta quarta-feira (17), no estádio Ahmad bin Ali, em Al Rayyan, no Catar. Com o resultado, o Rubro-Negro viu adiado o sonho do bicampeonato mundial, enquanto o clube francês conquistou o título da Copa Intercontinental de Clubes da Fifa.

O PSG abriu o placar aos 37 minutos do primeiro tempo, com o atacante georgiano Kvaratskhelia, após falha do goleiro Agustín Rossi. O Flamengo chegou ao empate aos 16 minutos da etapa final, em cobrança de pênalti convertida pelo volante Jorginho, depois de revisão do lance pelo VAR.

O empate persistiu até o fim dos 90 minutos e da prorrogação, levando a decisão para as penalidades máximas. Nos pênaltis, o goleiro russo Safonov foi decisivo, defendendo as cobranças de Saúl, Pedro, Léo Pereira e Luiz Araújo, garantindo a vitória francesa. Pelo Flamengo, apenas De La Cruz converteu. Vitinha e Nuno Mendes marcaram para o PSG.


Falhas de Rossi marcam o primeiro tempo

A etapa inicial teve como protagonista, pelo lado negativo, o goleiro Agustín Rossi, que falhou em dois lances importantes. Logo aos oito minutos, ele tentou evitar a saída da bola e acabou entregando nos pés de Fabián Ruiz, que marcou. O gol foi anulado após revisão do VAR, que apontou saída da bola pela linha de fundo.

Aos 37 minutos, porém, o erro custou caro. Mayulu lançou para Doué, que cruzou rasteiro. Rossi espalmou, e a bola sobrou para Kvaratskhelia, que empurrou para o fundo das redes.


Empate com Jorginho e jogo aberto

No segundo tempo, o Flamengo conseguiu equilibrar as ações. Aos 14 minutos, Arrascaeta foi derrubado dentro da área por Marquinhos. Após revisão do VAR, o árbitro marcou pênalti, convertido com precisão por Jorginho, deixando tudo igual.

O confronto seguiu aberto até o fim do tempo normal e da prorrogação, com o PSG criando as melhores oportunidades, principalmente com Dembélé, mas sem alterar o placar.


Brilho de Safonov decide nos pênaltis

Na disputa de pênaltis, o PSG contou com o brilho de Safonov, que defendeu quatro cobranças do Flamengo. De La Cruz foi o único a marcar para o Rubro-Negro. Pelo lado francês, Vitinha e Nuno Mendes converteram.


Temporada histórica apesar do vice

Apesar da derrota na decisão, o Flamengo encerra uma temporada histórica, com a conquista de quatro títulos em 2024: Campeonato Carioca, Supercopa do Brasil, Copa Libertadores e Campeonato Brasileiro. A equipe comandada por Filipe Luís buscava repetir o feito de 1981, quando venceu o Liverpool por 3 a 0, em Tóquio.


Título inédito e retrospecto

Com a vitória, o Paris Saint-Germain conquistou pela primeira vez um título de uma competição de clubes em âmbito mundial. Este foi o quarto confronto entre Flamengo e PSG na história: vitória rubro-negra em 1975, triunfo francês em 1979 e empate em 1991.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo