Filas em unidades de saúde e laboratórios indicam salto nos casos de Covid-19
Cresce a procura por exames de Covid-19 nos postos de atendimento e drive-thrus; festas de fim de ano podem ter potencializado transmissão.

Uma cena que não era vista desde meados do ano passado: a Avenida Portugal, no Setor Oeste, tomada por filas com dezenas veículos que buscavam entrar nos drive thrus voltados para testes rápidos de Covid-19. A movimentação, observada no final da manhã desta terça-feira (04) e que foi comum nos picos da pandemia, mostra o quanto a suspeita de novos casos de Covid-19 estão aumentando na cidade. A Avenida Portugal conta com dois drives instalados por laboratórios privados.
No Cais do Bairro Goiá, onde foi instalado hoje um posto para testes gratuitos de Covid-19, também foram registradas longas filas de pessoas à espera do exame. Esse cenário já havia sido observado na virada do ano em outras unidades da rede municipal de saúde e a perspectiva é de que o maior contato entre as pessoas nas festas de fim de ano tenha potencializado a transmissão.
A Secretaria Municipal de Saúde divulgou no último dia 30 que a taxa de positividade dos testes de Covid-19 havia saltado de uma média em torno de 2%, no início de dezembro, para 10% naquela nos últimos dias de 2021. Além da transmissão comunitária da ômicron, tem impactado na procura a presença da H3N2, que tem sintomas semelhantes aos provocados pela Covid-19.