FCDL-GO lança campanha para diminuir risco de contágio nos comércios
A Federação, que representa as CDLs, está usando as redes sociais e rádios para dar dicas de segurança para quem precisa sair de casa para fazer compras
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Entidade-mãe das CDLs do Estado, a FCDL-GO (Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás) lançou nesta quinta-feira (21) uma ação inédita de conscientização do consumidor para efetuar as compras presenciais no comércio com segurança, se precavendo do contágio do novo coronavírus. A campanha “Comércio contra o Corona” é uma resposta dos lojistas ao voto de confiança dado pelo governador Ronaldo Caiado ao segmento empresarial, na semana passada, para adiar a publicação de um novo decreto com normas mais duras de restrição do funcionamento do comércio e da indústria.
A campanha tem dois meios de propagação: redes sociais e rádios. Em todo o estado, lojistas e consumidores estão recebendo pelo celular três folders digitais com dicas de segurança específicas para quem precisa sair de casa e ir ao comércio para fazer suas compras.
As peças incentivam o público a usar condução própria – evitando aglomerações; a usar cartão nos pagamentos – para não manusear cédulas de dinheiro possivelmente infectadas; e, se for mesmo necessário, a sair para as compras desacompanhado, para que as cidades tenham o mínimo possível de pessoas circulando nas ruas, aumentando o isolamento social.
O braço da campanha para o rádio consiste num spot – um áudio curto – com essas mesmas dicas de segurança para os ouvintes. A FCDL-GO está contando com o apoio das 86 entidades que representa, de todas as regiões de Goiás, para que o spot seja reproduzido diariamente na programação de dezenas de emissoras de rádio no interior do estado.
“Não há como ignorar que o combate à Covid-19 envolve todas as camadas da sociedade, o setor público, a iniciativa privada e o terceiro setor. Então, o comércio, que precisa ficar aberto, tem que colaborar com o Estado no controle da epidemia. E a forma mais prática que encontramos para isso é seguir os protocolos em cada empresa e conversar diretamente com o consumidor, até mesmo nos apropriando da confiança que os clientes têm nos lojistas”, comenta o presidente da FCDL-GO, Valdir Ribeiro.
No dia a dia, a Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas tem interagido com os comerciantes autorizados a funcionar para lembrar, também, da importância do uso de máscara pelos funcionários e consumidores; da higienização constante das mãos com água e sabão e álcool em gel; do uso individualizado de calculadoras, canetas, grampeadores e outras ferramentas de trabalho; e das adequações e controle dentro das lojas para evitar aglomerações.