Política

Ex-deputado Olinto Meirelles morre aos 90 anos

Morreu, na madrugada deste domingo (18/12), aos 90 anos, o ex-deputado estadual e advogado Joaquim Olinto de Jesus Meirelles.  Natural de Luziânia, Olinto Meirelles, como ficou conhecido, teve intensa vida política e parlamentar em Goiás.

Além de deputado estadual, na legislatura de 1963-1967, com mandato cassado durante a ditadura militar, foi secretário no Ministério de Justiça e Negócios Interiores, no início da década de 60; secretário de Governo do município de Goiânia, em 1979; e procurador do Estado de Goiás, aposentando-se em 1983, entre outros cargos públicos.
Olinto Meirelles foi autor do projeto de lei que criou o município de Aparecida de Goiânia. Exerceu militância estudantil e atuação na imprensa, sendo sócio da Associação Goiana de Imprensa (AGI), colaborador do Jornal de Notícias (1956-1959), diretor do Jornal do Povo (1962-1964) e diretor superintendente do Diário do Oeste (1965-1968).
Como advogado, foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB Goiás), um dos pioneiros na área eleitoral e, além da advocacia em geral, atuou prestando assistência jurídica a prefeituras municipais em Goiás e no Tocantins.

Olinto é irmão do ex-deputado Jesus Meirelles, pai do deputado estadual Cláudio Meirelles e tio do advogado Julio Meirelles.

Pesar

A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG), divulgou, na manhã deste domingo (18) nota em que manifesta profundo pesar pelo falecimento do advogado. “Consternada, a Diretoria da FIEG manifesta condolências à família”, diz a nota.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo