Ex-alunos do curso de psicologia do Unifan se destacam com atendimento a profissionais da educação
Cleide Neves e Matheus Rodrigues ministram palestras em diversas cidades goianas. Profissionais cobram políticas públicas voltadas para comunidade escolar em relação à saúde mental
Os psicólogos Cleide Neves e Matheus Rodrigues, que são ex-alunos do Centro Universitário Alfredo Nasser (Unifan) se destacam no Estado de Goiás com trabalho de assistência voltado aos profissionais de educação.
Os dois ministram palestras em diversas cidades goianas, destacando a importância da assistência psicológica aos professores, alunos e comunidade escolar em geral. Cleide Neves e Matheus Rodrigues, que compõem o corpo docente do Unifan apontam que falta políticas públicas voltadas para o bem-estar mental desse grupo.
“O que consigo enxergar é que a saúde mental dos profissionais da educação e de todo colegiado, está necessitada da atenção básica psicológica. As autoridades precisam urgentemente voltar o olhar com mais carinho para esta temática”, relata a psicóloga Cleide Neves.
Cleide, que foi aluna do curso de psicologia do Unifan e faz parte do corpo docente da instituição trabalha projetos para colaborar com a saúde mental daqueles que são vulneráveis e têm dificuldade de acesso a este tipo de tratamento. Matheus Rodrigues compartilha desta ação e relata as vivências nas palestras.
“ O fato da escuta qualificada já faz uma grande diferença no rendimento profissional e estudantil nas escolas”, aponta o psicólogo.
Pesquisa divulgado pela Nova Escola, em agosto do ano passado, aponta que 72% dos professores enfrentam problemas de saúde mental. Ainda segundo o levantamento, esses profissionais são os que mais sofrem do chamado burnout, síndrome de esgotamento físico e mental. Parte significativa dos mais de 9,9 mil professores ouvidos no estudo relataram que sofrem ainda de depressão.