EUA retiram quatro americanos do Afeganistão por meio de rota terrestre
Trata-se da primeira evacuação organizada por Washington desde o fim da ocupação militar no país

Os Estados Unidos retiraram quatro cidadãos americanos do Afeganistão nesta segunda-feira (6) por meio de uma rota terrestre em direção a um país vizinho, na primeira evacuação organizada por Washington desde o fim da ocupação militar no país da Ásia Central, há uma semana.
“Facilitamos a saída de quatro cidadãos americanos do Afeganistão por meio de uma rota terrestre. Nossa embaixada saudou os americanos após eles cruzarem a fronteira em direção a um terceiro país”, disse um funcionário do governo americano à agência de notícias Reuters, sem especificar o país de destino.
Outro funcionário dos EUA afirmou à agência de notícias AFP que o Talibã, grupo fundamentalista islâmico que tomou o controle do Afeganistão em meio à retirada americana, foi informado da operação e “não impediu” a saída. Segundo o deputado americano Ronny Jackson, os quatro cidadãos são oriundos de seu distrito no Texas e a evacuação ocorreu após “várias tentativas sob risco de vida”.
Disputa no Vale do Panjshir
Também nesta segunda, o Talibã voltou a afirmar ter tomado o controle do vale do Panjshir, região que tem registrado combates entre a facção fundamentalista e a chamada Frente Nacional de Resistência, coalizão que reúne membros de milícias e soldados do governo deposto de Ashraf Ghani.
“Panjshir, que era o último esconderijo do inimigo fugitivo, foi capturado”, disse o porta-voz talibã Zabihullah Mujahid, acrescentando que não haverá “ações de discriminação” contra moradores da região.