Cidades

Estudante da UFG ensina como montar minicisterna para captar água da chuva

Cartilha mostra como reaproveitar

Goiânia – A aluna do curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Goiás (UFG), Gabriela Ribeiro de Sousa, desenvolveu um projeto para a fabricação de uma minicisterna para captação de água da chuva, economizando assim na conta de água.

O que era um projeto caseiro, ganhou forma na universidade durante sua participação como diretora da Liga Acadêmica de Hidráulica e Saneamento da Escola de Engenharia Civil e Ambiental da UFG (EECA).

Segundo Gabriela, antes mesmo de entrar na universidade, a família já tentava um processo de captação de água bem simples: captar água da calha com um balde. Algo que funcionava, mas não garantia grande economia na conta.

Foi aí que surgiu a ideia de fazer um sistema de captação da água da chuva simples, mas efetivo e ensinar outros estudantes por meio de um curso sobre como construir uma minicisterna em casa. Ela então criou uma cartilha que ensina o passo a passo do projeto.

As cisternas armazenam água da chuva para reuso em diversas funções, como limpeza de pisos e áreas externas, de carros, de jardins e nas descargas do vaso sanitário. O sistema proposto por Gabriela é bem simples e pode ser facilmente reproduzido. Os materiais exigidos são tubos, uma bombona (tonel de plástico), tela mosquiteiro para filtragem das impurezas na água e uma torneira. A ideia de Gabriela é permitir que qualquer pessoa possa reproduzir o sistema em casa.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo