Polícia

Esquema de roubo de gado é desmontado em ação rápida no sul de Goiás

Operação integrada desarticula associação criminosa em menos de 24 horas, prende quatro envolvidos e recupera 47 cabeças de gado

Em uma resposta considerada ágil e decisiva, uma ação integrada das forças de segurança conseguiu desmontar um esquema de roubo de gado no sul de Goiás em menos de 24 horas após o crime. A ofensiva, batizada de Operação Falso Guardião, foi deflagrada nesta quinta-feira, dia 11, e resultou na prisão em flagrante de quatro pessoas envolvidas diretamente na ação criminosa, incluindo o mandante e o próprio caseiro da fazenda, que simulou ser vítima do roubo.

O crime ocorreu na zona rural de Goiatuba, no dia 10 de dezembro, quando foi registrada a suposta ação de dois homens armados que teriam rendido o funcionário da propriedade, levado pertences pessoais, um veículo Ford Fiesta e embarcado 47 cabeças de gado em caminhões. A comunicação do fato mobilizou imediatamente as equipes do Batalhão de Polícia Militar Rural, que iniciaram levantamentos e ações de monitoramento ainda nas primeiras horas após o registro.

Durante o acompanhamento, os policiais conseguiram identificar as carretas utilizadas no transporte dos animais e constataram que parte do gado havia sido desembarcada em uma casa de leilões no município de Piracanjuba. As diligências avançaram rapidamente, permitindo a recuperação de parte dos animais no local e o rastreamento do restante, que já havia sido comercializado para propriedades rurais em Bela Vista e Pires do Rio.

O motorista responsável pelo frete acabou indicando o contratante do transporte, informação que foi fundamental para o avanço da investigação. A partir desse dado, equipes da Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Rurais e do BPM Rural localizaram e prenderam o mandante do crime em Goiânia. Em interrogatório, ele confessou a participação no esquema e revelou que contou com informações privilegiadas repassadas pelo próprio caseiro da fazenda.

As buscas continuaram até a zona rural de Oloana, povoado em Goiás, onde os dois executores do roubo foram localizados e presos. Com eles, os policiais recuperaram o veículo da vítima e apreenderam um simulacro de arma de fogo utilizado para dar aparência de veracidade à falsa ação criminosa.

Ao final das diligências, ficou comprovada a participação ativa do caseiro da propriedade, que havia simulado ter sido rendido para viabilizar o roubo. Diante das evidências, ele também foi preso em flagrante. Toda a carga de gado subtraída foi recuperada, evitando prejuízos ao proprietário rural e reforçando a eficiência da atuação conjunta das forças de segurança.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo