Escola de Aparecida fica entre 10 finalistas de prêmio nacional de ações de cidadania

Alunos do EMEI Monteiro Lobato se engajaram em ações para melhorar a escola e a comunidade do Jardim Tiradentes
Aparecida de Goiânia comemora a indicação da Escola Municipal de Educação Integral (EMEI) Monteiro Lobato, do setor Jardim Tiradentes, para a final do prêmio nacional Estudantes em Movimento. A iniciativa reconhece ações realizadas por alunos e professores para promover a cidadania e melhorar a comunidade local.
O EMEI Monteiro Lobato foi à final disputando o prêmio com outras nove escolas dos estados de Goiás, Bahia, Minas Gerais, Santa Catarina, Pernambuco e Espírito Santo. Os vencedores foram conhecidos nesta quinta (04), numa live transmitida pelo Youtube do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci), que promove a premiação.
“Isso é motivo de orgulho para nós, que estamos lutando muito para melhorar a educação de Aparecida. Mostra que o município agora segue no caminho certo, aperfeiçoando a infraestrutura das escolas e o ensino, e incentivando os alunos a serem cidadãos participativos”, ressalta o prefeito Leandro Vilela.
A diretoria do Conaci escolheu como vencedor na categoria Estadual a Escola Tomé Francisco da Silva, de Pernambuco; e na categoria Municipal, a Escola Municipal Amador Aguiar, de Conceição do Mato Dentro (MG).
Secretária de Educação de Aparecida, Professora Núbia Farias explica que o EMEI Monteiro Lobato se engajou no projeto com iniciativas dos seus 120 alunos do 5º ano do Ensino Fundamental, orientados pela professora Lilian de Paula. “Eles fizeram estudo sobre as funções da escola, entrevistas com outros alunos e professores e até uma auditoria cívica, se envolvendo profundamente nas ações”, cita a gestora.
No site do Estudantes em Movimento, o Conaci informa que os projetos inscritos abrangeram ações como revitalização de bibliotecas, hortas e espaços de convivência, campanhas de acessibilidade, doação de produtos de higiene, mobilizações comunitárias e uso sustentável da água, entre outros.
“Consolidação de um trabalho realizado”, diz diretor do EMEI
Thiago Barbosa Coutinho é diretor do EMEI Monteiro Lobato. Ele afirma que é grande a satisfação da escola pela indicação para o prêmio. “Trabalhamos para que nossos discentes se desenvolvam em todas as suas habilidades. Ser indicado ao prêmio é a consolidação de um trabalho realizado pela nossa unidade.”
Goiás teve outra escola finalista no prêmio. Foi o Colégio Municipal Professor Lourenço Batista, de Rio Quente, na região sul do estado. A cerimônia de premiação ocorrerá no próximo dia 25, no K Hotel, em Goiânia, durante o 21º Encontro Nacional de Controle Interno, realizado pelo Conaci.
Chegaram à final do Estudantes em Movimento:
EMEI Monteiro Lobato – Aparecida de Goiânia (GO)
Colégio Estadual do Campo Maria Quitéria – Bahia
Escola Municipal Leon Renault – Brumadinho (MG)
Escola Ensino Fundamental Lions Club Companheiro Oscar Maluche – Brusque (SC)
Escola Municipal Amador Aguiar – Conceição do Mato Dentro (MG)
Escola Municipal Altina de Paula Souza – Paracatu (MG)
Escola Tomé Francisco da Silva – Pernambuco
Colégio Municipal Professor Lourenço Batista – Rio Quente (GO)
Escola Municipal Joubert de Carvalho – Uberaba (MG)
UMEF Professora Nice de Paula Agostini Sobrinho – Vila Velha (ES)