Economia & Negócios

Empreendedorismo é porta de superação da pobreza

Parceria entre Sebrae e MDS impulsiona geração de renda e inclusão social em todo o país

A geração de emprego e renda, aliada ao estímulo ao empreendedorismo, tem se mostrado um caminho real de superação da pobreza no Brasil. Somente em 2025, mais de 2 milhões de famílias deixaram o Programa Bolsa Família. Desse total, 1,3 milhão deixou de receber o benefício por aumento de renda familiar e outras 726 mil concluíram o período de transição previsto na regra de proteção.

De acordo com o Sebrae, com base em dados do Cadastro Único para Programas Sociais, entre os 4,6 milhões de brasileiros cadastrados que possuem algum negócio, 41,7% — o equivalente a 1,9 milhão — ainda fazem parte do Bolsa Família, mas têm potencial para seguir o mesmo caminho de independência financeira. Para milhões de pessoas, empreender é mais do que uma alternativa de trabalho: é a principal fonte de renda e de dignidade. O modelo do Microempreendedor Individual (MEI) é a principal porta de entrada para o mundo dos negócios formais, permitindo que trabalhadores informais aumentem sua renda em até 25%.

Segundo o presidente do Sebrae, Décio Lima, esses números representam vidas transformadas. “Não são apenas estatísticas, mas histórias de brasileiros que transformam desafios em oportunidades e enfrentam um mercado que não foi criado para eles”, afirma. Nos oito primeiros meses de 2025, as micro e pequenas empresas criaram 982,9 mil empregos, e 58% dessas vagas foram ocupadas por beneficiários do Bolsa Família.

O avanço é resultado direto da parceria entre o Sebrae e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), firmada em 2023. O acordo permite o compartilhamento de informações do CadÚnico e o apoio à capacitação de empreendedores em situação de vulnerabilidade. Entre os inscritos no CadÚnico, 4,6 milhões já são MEI e 34% receberam algum tipo de atendimento do Sebrae — e esses empreendedores têm hoje quase 80% de negócios ativos, reflexo de um país que avança com trabalho e inclusão.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo