Em operação integrada, PCGO e PMGO combatem a exploração ilegal de minérios (garimpagem) na zona rural de Cristalina

Da Redação
[email protected]
A Polícia Civil de Goiás, por meio da Delegacia de Cristalina – 5ª DRP, e a Polícia Militar de Goiás (Batalhão Ambiental e Batalhão Rural) deflagraram ontem (06) uma grande operação integrada em Cristalina contra a exploração ilegal de minérios (garimpo) ocorrida, nos últimos dias, na cidade. A operação resultou na condução de 76 pessoas à delegacia. Destes, 39 foram presos em flagrante e outros 30 responderão a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). A PMGO também lavrou outros 7 TCOs.

A operação levou à apreensão de 27 carros, 8 motos, 22 sacos contendo minerais, 15 baldes também com minerais, 68 peneiras, 49 pás, 38 picaretas e 10 enxadas. O total de minerais apreendidos foi de cerca de 700 Kg.
Os suspeitos responderão pelos crimes de extração irregular de minérios, previsto na Lei de Crimes Ambientais, e por usurpação de bens da União (Lei 8.176).
A investigação iniciou-se após o recebimento de informações segundo as quais um grupo de dezenas de pessoas estava numa região rural da cidade de Cristalina efetuando o trabalho de garimpagem de forma ilegal, em propriedade rural de terceiros e sem autorização.
A operação contou ainda com o apoio da Polícia Científica.