Aparecida de Goiânia

Em 3 meses, Guarda Civil de Aparecida recebe 2,6 mil chamados pelos totens de segurança

Em 3 meses, Guarda Civil de Aparecida recebe 2,6 mil chamados pelos totens de segurança

Equipamentos espalhados pela cidade permitem falar e ser visto em tempo real por agentes de segurança, que encaminham viaturas após confirmar a autenticidade dos pedidos de socorro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Aparecida já atendeu mais de 2,6 mil chamados feitos pelos totens de segurança instalados na cidade a partir de junho deste ano. Implantados pelo prefeito Vilmar Mariano, os 101 equipamentos disponibilizados no município tiveram seus botões de emergência acionados para informar ou denunciar casos de violência contra a mulher, roubos de celular, furtos a residências e de veículos e brigas de torcida.

Em todos eles, viaturas da GCM se deslocaram imediatamente para atender as ocorrências, incluindo situações pontuais de vias de fato e acidentes de trânsito. A maioria dos acionamentos veio de regiões como do Jardim Nova Era, Cidade Vera Cruz, Garavelo, Veiga Jardim e Jardim Florença.

Agente da GCM responsável pelo monitoramento dos totens, Dimas Silva classifica como satisfatório o balanço dos três meses de operação dos equipamentos. “A novidade dos totens foi muito bem divulgada, e os cidadãos não demoraram para entender a finalidade deles. Agora, o que a gente pede é que os pais orientem seu filhos porque, infelizmente, temos flagrado muitos trotes, sobretudo, em porta de escola.”

O prefeito Vilmar Mariano lembra que os totens estão a serviço de qualquer cidadão que se sinta inseguro. Ele ressalta que, do momento em que o botão de emergência é acionado, até a chegada da viatura, várias equipes da GCM interagem entre si para garantir ao morador um atendimento rápido e preciso. “É um trabalho feito a quatro mãos. Agora, com o investimento que a nossa gestão fez nos totens, Aparecida se consolida de vez entre as cidades mais seguras do Brasil”, pontua o gestor.

Jorge Luiz Marreiros, secretário municipal de Segurança Pública, enfatiza que os totens têm uma presença imponente e contribuem para a sensação de segurança. “São equipamentos fantásticos, que estão ajudando ainda mais a segurança pública no nosso município, tanto nas ocorrências de urgência e emergência, quanto nas investigações policiais.”

Investimento de R$ 22 milhões

O investimento total para instalação e implantação dos totens, bem como sua locação ao longo de 12 meses, é de R$ 22,1 milhões com uma parte proveniente de recursos próprios e outra oriunda do Ministério da Justiça e Segurança Pública, através de emendas parlamentares do deputado federal Rubens Otoni (PT) e do então deputado federal Elias Vaz (PSB).

Os totens em detalhe

Com quatro metros de altura, os totens são blindados e equipados com sistema de giroflex, sirene, câmeras que monitoram o entorno em tempo real, botão de emergência e comunicador de áudio conectado diretamente ao CIT (Centro de Inteligência Tecnológica).

Uma câmera dome permite ao operador do sistema dar zoom nas imagens e uma câmera frontal, instalada junto ao botão de emergência, possibilita ao usuário interagir com o agente de segurança que está respondendo pelo chamado. O totem tem ainda alarme sonoro, alto-falante de grande alcance e localizador em tempo real.

GED

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo