Mundo

Elon Musk x Moraes: “Por que exige tanta censura no Brasil?

Da Redação
[email protected]

Neste domingo, 7 de abril, o magnata Elon Musk, conhecido por suas inovações tecnológicas e atuação no mundo dos negócios, lançou duras críticas ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).Este é o segundo dia consecutivo em que Elon Musk questiona publicamente a atuação de Moraes no Judiciário brasileiro. No sábado, 6 de abril, o empresário já havia respondido a um post feito pelo ministro, levantando questões sobre a censura no Brasil.
Além das críticas, Musk informou que derrubou os bloqueios das contas na plataforma, impostas pela Justiça brasileira, e sugeriu a possibilidade de fechar o escritório de sua empresa, X, no Brasil. O empresário também anunciou o fim das restrições impostas a perfis na rede social.
O embate entre Musk e o ministro do STF ocorre em meio a um contexto mais amplo, conhecido como “Twitter Files Brazil”, que remonta à divulgação de documentos internos do antigo Twitter. Esse vazamento, iniciado no final de 2022, trouxe à tona um conjunto de documentos que revelam questões sensíveis relacionadas à liberdade de expressão e à interferência do Judiciário brasileiro nas plataformas digitais.
Na última quarta-feira, 3 de abril, o jornalista americano Michael Shellenberger reacendeu o debate ao criticar publicamente Alexandre de Moraes. Shellenberger divulgou prints de e-mails de um ex-executivo do Twitter que teria criticado os pedidos de acesso a dados de usuários feitos pela Justiça brasileira, indo contra a política da plataforma. O jornalista acusou o ministro de liderar uma ampla repressão à liberdade de expressão no Brasil, afirmando que suas decisões ameaçam a democracia. Segundo Shellenberger, Moraes teria solicitado intervenções do X em publicações de parlamentares e acesso a detalhes pessoais de usuários, o que gerou controvérsia e levou Musk a se posicionar publicamente contra as ações do magistrado.

Artigos relacionados

Botão Voltar ao topo